Negócios

Facebook negocia pagar multa milionária para encerrar investigação nos EUA

Comissão investiga escândalos de privacidade envolvendo a empresa; multa superaria os US$ 22,5 milhões

Facebook: Se multa for imposta, será o maior valor já cobrado a empresas de tecnologia por violação de privacidade (Eric Gaillard/Reuters)

Facebook: Se multa for imposta, será o maior valor já cobrado a empresas de tecnologia por violação de privacidade (Eric Gaillard/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 21h39.

San Francisco - O Facebook está negociando com o governo dos Estados Unidos o pagamento de uma multa milionária para evitar a sequência das investigações sobre a gestão da privacidade dos usuários da rede social.

As informações sobre as negociações foram publicadas nesta quinta-feira pelo "The Washington Post". Segundo o jornal, a Comissão Federal do Comércio (FTC), agência do governo responsável por proteger consumidores e a livre concorrência, está investigando os múltiplos escândalos de privacidade envolvendo o Facebook.

O "Post" citou duas fontes ligadas às negociações que indicaram que o Facebook está preocupado com as exigências da FTC. Ainda não há acordo sobre o valor da multa que será aplicada, mas a agência governamental ameaça entrar na Justiça contra a empresa.

Os valores da multa superariam os US$ 22,5 milhões pagos pelo Google em 2012. Portanto, caso a FTC puna o Facebook, esta seria a maior multa já imposta pelo governo americano a uma empresa de tecnologia por não respeitar a privacidade dos usuários.

O Facebook se envolveu em uma série de polêmicas no ano passado. A maior delas teve a participação da consultoria britânica Cambridge Analytica, que utilizou, sem consentimento, dados de milhões de usuários da rede social com fins políticos.

Em março do ano passado, a FTC informou que estava investigando o vazamento de dados de 50 milhões de usuários do Facebook para a Cambridge Analytica e anunciou que usaria todas as ferramentas disponíveis para proteger a privacidade dos consumidores.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FacebookPrivacidade

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem