Negócios

Facebook estaria interessado no navegador Opera

Rede social estaria negociando a aquisição da Opera Software, empresa especializada no desenvolvimento de navegadores web para dispositivos móveis

Compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel (Divulgação/OPERA)

Compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel (Divulgação/OPERA)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 14h13.

São Paulo - O mais novo rumor referente ao Facebook é de que a empresa estaria negociando a aquisição da Opera Software, empresa especializada no desenvolvimento de navegadores web para dispositivos móveis, como o Opera Mini, que conta com mais de 200 milhões de usuários no mundo.

A compra faria parte da estratégia do Facebook de aprofundar a sua presença no mundo móvel. A notícia foi publicada originalmente no blog internacional Pocket-lint e repercutida em outros noticiários especializados na web, como Rethink Wireless.

Análise

Durante o processo de abertura de capital do Facebook, uma das principais críticas foi a dificuldade da companhia de gerar receita no mundo móvel, apesar de seus usuários acessarem a rede social cada vez mais de celulares e tablets do que de desktops. A empresa de Mark Zuckerberg, contudo, não está de braços cruzados.

Seus últimos movimentos denotam o interesse crescente do Facebook por mobilidade. Servem de exemplo o lançamento de seu app de mensagens, o Facebook Messenger; a compra do Instagram; a chegada do Facebook Camera; e agora os rumores de interesse pelo Opera.

Paralelamente, seguem os boatos de que o Facebook estaria projetando o lançamento de um smartphone próprio. O capítulo mais recente foi uma matéria no Financial Times que citava como indício a contratação de vários engenheiros da Apple pelo Facebook. A empresa já fizera algumas experiências de parcerias com INQ e HTC, mas nunca um voo solo no mercado de handsets.

Antes dessa aventura, seria inteligente ter seu próprio sistema operacional móvel. Na opinião de alguns analistas, a compra da Opera Software poderia ajudar no desenvolvimento de um OS simples, em que a maior parte do processamento fosse feita na nuvem, através de um navegador HTML5.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFusões e AquisiçõesInternetRedes sociais

Mais de Negócios

COP29: Lojas Renner S.A. apresenta caminhos para uma moda mais sustentável em conferência da ONU

Ele quase devolveu o dinheiro aos investidores, mas conseguiu criar um negócio que vale US$ 100 mi

Com chocolate artesanal amazônico, empreendedora cria rede de empoderamento feminino

Na maior Black Friday da Casas Bahia, R$ 1 bilhão em crédito para o cliente