Negócios

Executivo-chefe da Toyota nos EUA deixa a empresa e assume vice-presidência da Chrysler

Jim Press dividirá o cargo com o atual vice-presidente da montadora americana, depois de 37 anos na concorrente japonesa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Recém-separada da Daimler e agora sob o comando da empresa de administração de fundos Cerberus Capital Management, a montadora americana Chrysler LCC anunciou nesta quinta-feira (06/09) mais uma mudança em sua gestão. A empresa contratou Jim Press, executivo-chefe de operações nos Estados Unidos da concorrente Toyota, para dividir a vice-presidência da companhia com o responsável atual pelo cargo, Thomas LaSorda, como informa o jornal americano Wall Street Journal.

Press responderá diretamente ao executivo-chefe de operações da Chrysler, Robert Nardelli, e será responsável pelas áreas de marketing e vendas, estratégia de produtos e serviço e partes. Com a divisão da presidência, Thomas La Sorda, que até a compra da Chrysler pela Cerberus ocupava o posto onde hoje está Nardelli, mantém a condução nas demais áreas - produção, fornecimento, relações com os funcionários e desenvolvimento e alianças globais.

Na japonesa Toyota, onde trabalhava há 37 anos, Jim Press ajudou a levar a montadora ao segundo lugar no ranking das que mais vendem carros nos Estados Unidos, atrás apenas da General Motors. Ele também foi o primeiro membro de origem não-japonesa a participar do conselho de direção da companhia.

Press destacou-se na empresa antes mesmo de assumir a chefia da subsidiária americana. Enquanto era executivo-sênior de vendas, ele ganhou fama por criar laços fortes entre a Toiyota e os revendedores, inclusive por discursos tidos como "legendários", de acordo com o WSJ. A expansão dos showrooms da marca no país, por exemplo, foi fortemente estimulada por Press, numa conferência com os parceiros de vendas, em 2004 - estilo que ele deve levar para o novo emprego.

"Parte da minha responsabilidade será fortalecer o corpo de vendas. Eu era apaixonado por isso, na Toyota, e manterei essa paixão na Chrysler", afirmou Press ao WSJ.

O ex-executivo-chefe de operações nos Estados Unidos foi o segundo funcionário de alto escalão que a Chrysler tirou da Toyota, em menos de um mês. A primeira troca envolveu a chefe de marketing da divisão Toyota Lexus, Deborah Wahl Meyer, que assumiu em agosto a posição de executiva-chefe de marketing, na montadora americana. Para o lugar de Jim Press, a Toyota nomeou seu antigo vice, Shigeru Hayakawa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame