EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h25.
Os melhores projetos e ações sociais de empresas no Brasil foram premiados na noite desta quarta-feira (15/12) pela revista EXAME, da Editora Abril. Belgo, Natura, Itaú, Companhia Paulista de Força e Luz, Pão de Açúcar, Suzano Bahia Sul, Perdigão, Basf, Acesita e Unilever foram eleitas como modelos de responsabilidade social pelo Guia EXAME 2004 de Boa Cidadania Corporativa. As 10 corporações investiram juntas 340 milhões de reais em projetos sociais em 2004.
Também foram premiados nove projetos sociais que se sobressaíram em 2004 (veja a lista completa logo abaixo) e três destaques regionais. São eles: Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), representando o Nordeste; Alumínio Brasileiro S/A (Albras); do Norte e Marcopolo, da região Sul. Nesta edição, EXAME conferiu um destaque especial para o Banco Real ABN Amro pelo conjunto de ações sociais.
Referência para o setor social
O Guia de Boa Cidadania Corporativa da revista Exame, termômetro do setor, divulga este ano 800 projetos sociais de empresas que investiram um total superior a 850 milhões de reais, em 2004. Segundo Mauro Calliari, a preocupação das empresas com a área social vem crescendo substancialmente, pois há quatro anos, menos de 500 empresas participaram do Guia. Natura e Belgo são as duas marcas consideradas modelo de boa cidadania todos os anos. Basf, Pão de Açúcar, Unilever, Banco Itaú e Suzano Bahia Sul, entram na lista pela primeira vez.
O segmento de Saúde foi o mais beneficiado por projetos das empresas engajadas com a responsabilidade social, em 2004. O valor total dos investimentos no setor foi de 272,1 milhões de reais. O segundo posto ficou com o setor de Educação (264,8 milhões de reais), seguido de Criança e Adolescente (132,8 milhões de reais), Financiamento de Projetos (68,9 milhões de reais), Meio Ambiente (53,5 milhões de reais), Cultura (45,5 milhões de reais), Geração de Renda (32,4 milhões de reais), Pessoas com Deficiência (6,8 milhões de reais) e Terceira Idade (5,4 milhões de reais).
A pesquisa que resulta na lista das empresas-modelo e melhores projetos sociais é a maior do país nesse gênero. Este ano, EXAME recebeu 322 inscrições de corporações de diferentes portes e cantos do Brasil, das quais 256 estavam aptas a participar da seleção. Foram recebidos 1178 projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelas empresas participantes. Desse total, 800 integram o guia impresso, e outros 160 projetos serão publicados no Portal EXAME.
Festa de premiação
A entrega dos troféus, em solenidade no Teatro Abril, em São Paulo, foi feita pelo presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, pelo diretor-geral de VEJA/EXAME, Mauro Calliari, pelo diretor editorial de VEJA/EXAME, Tales Alvarenga e pela redatora-chefe de EXAME, Cláudia Vassallo. Também entregaram prêmios Malak Poppovic, do UN Found; Marta Gil, da Rede Saci; Helio Mattar, do Instituto Akatu; e Mario Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica.
Veja abaixo a lista completa das empresas e projetos premiados pelo Guia EXAME 2004
EMPRESAS-MODELO
DESTAQUE ESPECIAL
Pelo conjunto de projetos sociais
PROJETOS SOCIAIS