Ex-presidente da Cielo, Rômulo Dias é o novo CFO do PicPay
O PicPay está em um movimento de trazer executivos experientes para a equipe e melhorar a governança da companhia enquanto se prepara para um IPO em Nasdaq
Carolina Ingizza
Publicado em 22 de fevereiro de 2021 às 14h21.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2021 às 15h37.
O PicPay começou 2021 com o pé no acelerador. Depois de contratar o ex-presidente da Elo, Eduardo Chedid, como diretor de serviços financeiros, a fintech anuncia nesta segunda-feira, 22, a contratação de Rômulo Dias, ex-presidente da PagSeguro e da Cielo . O executivo chega para assumir o posto de vice-presidente financeiro, de relações com investidores e novos negócios do PicPay.
Dias chega em momento em que o PicPay se move agressivamente para se tornar um superaplicativo, modelo popularizado pela chinesa WeChat. Criado em 2012 no Espírito Santo, o PicPay recebeu investimentos da J&F a partir de 2015 por meio de outra empresa da holding, o Banco Original e, desde então, vem se tornando um marketplace de serviços financeiros.
Aproveitando o impulso de digitalização da pandemia, a empresa passou a usar incentivos como remuneração acima do CDI, cashback e descontos em produtos para atrair novos usuários. Com isso, conseguiu mais do que dobrar sua base de clientes nos últimos 12 meses, chegando a 45 milhões de pessoas.
"A tecnologia provocou mudanças profundas na indústria financeira. Estou entusiasmado em participar do projeto de uma companhia que é protagonista dessas mudanças e tem uma orientação clara para colocar o cliente no centro da estratégia", afirma Dias.
O novo vice-presidente financeiro responderá diretamente ao presidente do PicPay, José Antônio Batista, da família fundadora da J&F. "Temos grandes desafios pela frente para consolidar a liderança do PicPay num segmento que passa por muitas e rápidas transformações. A visão de mercado do Rômulo e a sua capacidade de gestão serão muito importantes para a evolução dos nossos negócios”, afirma o presidente.
Desde que assumiu a presidência do PicPay em agosto de 2020, substituindo Gueitiro Genso, Batista vem trazendo diversos executivos do mercado para a diretoria executiva.
No começo do mês, o PicPay anunciou também a entrada de novos nomes para o seu conselho de administração. A executiva Camila Farani, investidora-anjo do mercado de tecnologia, e os executivos Gilberto Xandó, Mario Mello e Vicente Trius passaram a fazer parte do grupo, que permanece com a presidência de José Antonio Batista.
"Com a contratação de executivos experientes e conselheiros independentes, demos mais um importante passo no processo de evolução da nossa governança corporativa", afirma Batista.
O movimento de trazer executivos experientes e melhorar a governança corporativa é para preparar o Picpay para uma captação de recursos por meio de listagem em bolsa. Segundo profissionais do mercado, a empresa deve abrir capital nos próximos meses em Nasdaq, onde também estão listadas rivais brasileiras do setor, como PagSeguro e Stone.