Negócios

EUA reabre programa para internacionalização de PMEs brasileiras; veja como participar

Programa contará com dois eventos, nos dias 6 e 7 de fevereiro, para pequenas e médias empresas tirarem dúvidas sobre processo de internacionalização e se conectarem com agentes americanos

EUA: programa do Departamento de Comércio americano incentiva internacionalização de PMEs brasileiras (kolderal/Getty Images)

EUA: programa do Departamento de Comércio americano incentiva internacionalização de PMEs brasileiras (kolderal/Getty Images)

O Consulado e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil estão relançando o SelectUSA, programa que visa conectar pequenas e médias empresas ao ecossistema americano, facilitando a internacionalização de pequenos negócios. O programa, iniciativa do Departamento de Comércio do país, contará com dois eventos presenciais que acontecerão nesta segunda e terça-feira, 6 e 7 de fevereiro.

Para que serve o programa

Criado em 2007, o SelectUSA tem o propósito de auxiliar pequenas empresas em seus processos de internacionalização com foco no mercado norte-americano. Em rodadas em todo o mundo, o programa facilita a conexão dessas empresas a organizações de desenvolvimento econômico e líderes empresariais globais dos EUA.

Após dois anos de hiato por conta da pandemia de covid-19, o programa volta a ser realizado no Brasil, por meio de dois eventos: o SelectUSA Tech, voltado à atração de startups para os Estados Unidos; e a Conferência SelectUSA, com foco na internacionalização de pequenas e médias empresas de todos os segmentos para o mercado norte-americano.

Assine a EMPREENDA e fique por dentro das notícias mais importantes do empreendedorismo brasileiro

Sobre o que é o evento

Em 2023, o SelectUSA contará com dois eventos em São Paulo. O primeiro deles, no Consulado Geral dos Estados Unidos, acontecerá nesta segunda-feira (6) e  será uma oportunidade para startups e empresas de base tecnológica se conectarem ao mercado norte-americano a partir de:

  • reuniões com agências de fomento americanas
  • palestras com agências do governos dos Estados Unidos
  • conexão com provedores de tecnologia local

No encontro, chamado de SelectUSA Tech, serão discutidas as principais oportunidades de entrada nos EUA e emprendedores poderão tirar dúvidas sobre os principais mecanismos de fomento à inovação e ao empreendedorismo local, além de reunirem dicas com especialistas sobre como adaptarem seus modelos de negócio para o mercado norte-americano.

Já no dia 7 de fevereiro acontecerá a Conferência SelectUSA, com foco em pequenas e médias empresas brasileiras. O evento, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), discutirá as políticas implementadas mais recentemente pelo governo federal dos EUA e como elas têm assegurado oportunidades comerciais para novos entrantes, bem como a segurança das cadeias de suprimentos em todo país.

O retorno das atividades presenciais do SelectUSA no Brasil após a pandemia surge, segundo o Consulado, em um contexto de fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Em 2022, cerca de 88,7 bilhões de dólares foram transacionados entre os países, um aumento de 25,8% em relação ao ano anterior.

Como participar

Para participar, as empresas interessadas devem se inscrever por dos formulários nos respectivos links:

As inscrições serão avaliadas e confirmadas posteriormente, por e-mail.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEstados Unidos (EUA)Exame HojePequenas empresas

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões