Negócios

Empresa de astro do YouTube PewDiePie tem lucro de US$8 mi

A companhia teve lucro de 70 milhões de coroas suecas em 2015, segundo documento após controvérsia sobre pagamentos recebidos para promover um videogame


	Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie: revista Time considerou o jovem sueco de 26 anos, que mora na Inglaterra, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo
 (Reprodução/YouTube)

Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie: revista Time considerou o jovem sueco de 26 anos, que mora na Inglaterra, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2016 às 17h01.

Estocolmo - A companhia do astro do YouTube PewDiePie teve lucro de 70 milhões de coroas suecas (8,1 milhões de dólares) em 2015, segundo documento enviado ao mercado na Suécia após controvérsia sobre pagamentos recebidos para promover um videogame.

PewDiePie, cujo nome real é Felix Kjellberg, é conhecido por seus comentários bem humorados sobre videogames. O jovem tem quase 50 milhões de seguidores no YouTube, mais do que Justin Bieber ou Rihanna.

A revista Time considerou o jovem sueco de 26 anos, que mora na Inglaterra, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

O nome de Kjellberg foi citado pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) neste ano depois que ele recebeu pagamentos da Warner Bros Home Entertainment para fazer uma avaliação positiva do videogame "Middle East: Shadow of Mordor".

A Warner resolveu o caso com a FTC depois que a agência acusou a empresa de não informar adequadamente milhares de dólares em pagamentos. A companhia concordou em revelar tais pagamentos no futuro.

Kjellberg, que não chegou a ser acusado de delito pela FTC, se defendeu afirmando que tinha informado que o vídeo elogiando o game era patrocinado, embora tenha feito isso em um texto no YouTube e não no próprio vídeo.

A companhia de Kjellberg, Pewdie Productions, divulgou alta de 12 por cento no lucro antes de impostos em 2015, enquanto a receita subiu 18 por cento, para 75 milhões de coroas (8,6 milhões de dólares).

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleLucroPaíses ricosSuéciaYouTube

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame