Negócios

Embraport quer movimentar carros em Santos ainda em 2015

A empresa controlada pela Odebrecht Transport pretende iniciar até o fim do ano movimentação de automóveis em seu terminal no porto de Santos


	Terminal da Embraport no Porto de Santos
 (Studio 58)

Terminal da Embraport no Porto de Santos (Studio 58)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2015 às 17h50.

Brasília - A Embraport, empresa controlada pela Odebrecht Transport, pretende iniciar até o fim do ano operações de embarques e desembarques de automóveis em seu terminal privado no porto de Santos (SP), disse nesta sexta-feira à Reuters a diretora de Logística da Odebrecht Transport, Juliana Baiardi.

Com isso, a empresa será a terceira a operar esse tipo de carga, juntamente com a Santos Brasil , que faz a movimentação por meio do seu Terminal de Exportações de Veículos (TEV) e a Deicmar, que atua na área por meio do Terminal Marítimo do Valongo (TMV).

"Com o câmbio se desvalorizando, vai ser uma saída natural para as montadoras voltar às exportações. Existe uma vontade da indústria de ampliar as operações de veículos em Santos", disse o gerente comercial das Embraport, Bruno Ferretti.

As exportações de veículos montados do Brasil subiram 17 por cento no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado, para 197,35 mil unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.

A Embraport já tem conversas em curso com armadores e montadoras de veículos e pretende iniciar a movimentação ainda este ano.

A companhia iniciou nesta sexta-feira operação de navios conhecidos como RoRo (do inglês, Roll-On/Roll-Off), que fazem embarque, usando rampa de acesso, de equipamentos e máquinas pesadas. A operação faz parte de um contrato fechado com o armador sul-coreano Glovis e prevê escalas a cada três semanas.

Qustionada sobre o programa de concessões do governo federal, Juliana Baiardi disse que a Odebrecht Transport aguarda os detalhes sobre o plano, principalmemnte referentes às condições de financiamento. "Temos de ver exatamente como vai ser, como será estruturado", disse a executiva.

O governo federal pretende fazer arrendamento de novas áreas em portos do país, começando por Santos e terminais no Pará.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas brasileirasNovonor (ex-Odebrecht)Porto de SantosVeículos

Mais de Negócios

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

De entregadores a donos de fábrica: irmãos faturam R$ 3 milhões com pão de queijo mineiro

Mais na Exame