Negócios

Embraer inaugura nova unidade industrial em Taubaté

A empresa vai concentrar na cidade paulista o armazenamento e a distribuição de peças para todas as fábricas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A brasileira Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, inaugurou nesta quarta-feira (16/04) uma nova unidade industrial em Taubaté, no Vale do Paraíba, região do Estado de São Paulo que faz divisa com o Rio de Janeiro.

Localizada no entroncamento da Rodovia Presidente Dutra, que liga a capital paulista à fluminense, com a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, entre Taubaté e Campos do Jordão, a unidade ocupa uma área de 250 mil metros quadrados (o equivalente a mais de duas vezes o Estádio do Morumbi, em São Paulo), dos quais 37 mil metros quadrados são de área construída.

O espaço funcionará como centro de distribuição de materiais e peças para outras fábricas da Embraer e concentrará os equipamentos que a empresa hoje estoca em pelo menos três cidades. A medida ajudará a reduzir os custos de armazenamento e a organizar o sistema de transporte entre as unidades já existentes, todas no interior de São Paulo.

Em Botucatu, a 230 quilômetros da capital, são construídas estruturas das aeronaves, especialmente as de jatos executivos. Já em Gavião Peixoto, no centro do Estado, são produzidas as asas de algumas aeronaves, as peças para modernização dos aviões modelo Tucano e as primeiras unidades do Phenom 300.

Na maior das unidades, em São José dos Campos, além da produção de boa parte das peças é feita a montagem das aeronaves. De lá saíram 160 dos 167 aviões fabricados pela Embraer no ano passado, tanto nos modelos de maior porte (famílias Embraer 170 e Embraer 190) quanto os jatos Legacy 600, aviões executivos com capacidade para até 16 passageiros.

As sete aeronaves restantes, jatos da família RJ-145, com capacidade para até 50 assentos, foram produzidas na China e se destinavam ao próprio mercado asiático.

A Embraer conta ainda com uma segunda unidade em São José dos Campos, onde fabrica trens de pouso em joint venture com a empresa suíça Libherr.

Na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações da Embraer reagiram à notícia com alta de 0,11%, até a tarde desta quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Adeus, CLT? Franquia é modelo de negócio ideal para quem vai começar a empreender, diz especialista

Papo de Empreendedores: conectividade, empreendedorismo e energia embalam painéis para PMEs; assista

Faturamento das PMEs cresce 5,2% no segundo trimestre

Fintech de música, Strm capta R$ 35 milhões e atrai dupla sertaneja Henrique e Juliano em rodada

Mais na Exame