Negócios

Embraer entrega à Índia primeiro avião para vigilância

Segundo a empresa, o aparelho concluiu satisfatoriamente todas as provas em terra e em voo tanto da própria Embraer como dos sistemas de defesa da Força Aérea Índia

Avião da Embraer EMB 145 AEW&C: o EMB 145 AEW&C é um avião desenvolvido para missões de vigilância e controle do espaço aéreo (stg_gr1/ Wikimedia Commons)

Avião da Embraer EMB 145 AEW&C: o EMB 145 AEW&C é um avião desenvolvido para missões de vigilância e controle do espaço aéreo (stg_gr1/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2012 às 15h00.

São Paulo - A Embraer entregou nesta quinta-feira ao governo da Índia o primeiro avião do modelo EMB 145 AEW&C de controle e alerta antecipado que será utilizado pela Força Aérea desse país.

Segundo a empresa, o aparelho concluiu satisfatoriamente todas as provas em terra e em voo tanto da própria Embraer como dos sistemas de defesa da Força Aérea Índia, que receberá outras aeronaves do mesmo modelo como parte de um contrato assinado em 2008.

A Embraer não revelou o número de aviões deste modelo adquiridos pelo governo indiano "por uma cláusula de confidencialidade do contrato", disse à Agência Efe uma fonte da companhia.

O contrato inclui além das aeronaves um pacote de treinamentos, suporte técnico, peças de reposição e equipes de apoio em terra.

O EMB 145 AEW&C entregue nesta quinta-feira incorpora recursos como um sistema de reabastecimento em voo, maior capacidade elétrica e modificações estruturais que permitirão a instalação de avançados sistemas de missão desenvolvidos pelo Centro de Sistemas Aerotransportados (CABS) da Índia, segundo um comunicado da empresa.

A aeronave está equipada com um radar de varredura eletrônica projetado e desenvolvido pelo CABS, cujas antenas serão instaladas na parte superior da fuselagem.

"O sucesso deste programa é um símbolo de cooperação entre a Índia e Brasil", disse o diretor do CABS, S. Christopher, citado no comunicado.

O EMB 145 AEW&C é um avião desenvolvido para missões de vigilância e controle do espaço aéreo cujas informações ajudam a outras aeronaves, como os caças-bombardeiros, em tarefas de controle e intercepção. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesEmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaÍndiaSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Negócios

Gestão de performance: os 5 erros mais comuns e como evitá-los

Vender a casa e continuar morando nela? Startup capta R$ 100 milhões para acelerar essa ideia

Os bilionários que mais ganharam dinheiro em 2024

Número de bilionários cresce no Brasil; soma das fortunas supera 230 bilhões de dólares