Negócios

Eletrobras tem prejuízo de R$36 mi no 1º tri

Resultado é o primeiro a refletir as novas tarifas de geração e transmissão de energia de ativos cujas concessões foram renovadas


	Vertedouro da Usina Itaipu, da Eletrobras: estatal afirmou que o balanço foi impactado negativamente por uma despesa líquida de 85 milhões de reais na conta Repasse de Itaipu
 (Divulgação)

Vertedouro da Usina Itaipu, da Eletrobras: estatal afirmou que o balanço foi impactado negativamente por uma despesa líquida de 85 milhões de reais na conta Repasse de Itaipu (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2013 às 09h01.

São Paulo - A Eletrobras encerrou o primeiro trimestre com um prejuízo líquido de 36 milhões de reais, revertendo o lucro de 1,27 bilhão registrado um ano antes. O resultado do período é o primeiro da empresa a refletir as novas tarifas de geração e transmissão de energia de ativos cujas concessões foram renovadas.

A estatal afirmou que o balanço foi impactado negativamente por uma despesa líquida de 85 milhões de reais na conta Repasse de Itaipu, contra uma receita de 706 milhões um ano antes. Também afetaram o resultado provisões para contingências de 275 milhões de reais, variação cambial -que apresentou uma perda consolidada de 73 milhões de reais-, e custo de combustível para produção de energia de 557 milhões de reais ante 89 milhões no mesmo período de 2012.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou 141 milhões de reais no período, queda de mais de 90 por cento sobre os 2,2 bilhões de reais um ano antes.

O recuo no Ebitda também foi influenciado pelas novas tarifas de geração e transmissão das usinas cujas concessões foram renovadas, mas também tiveram o impacto positivo de operações no mercado de energia de curto prazo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), relativas à Chesf, Eletronorte e Furnas, que produziram uma receita de 816 milhões de reais.

A receita operacional líquida da empresa também registrou queda na comparação com igual período de 2012, de 14,5 por cento, totalizando 5,8 bilhões de reais. A área de transmissão apurou faturamento 77 por cento menor, a 156 milhões de reais.

A dívida líquida terminou março em 8,2 bilhões de reais, num salto sobre os 3,7 bilhões registrados no fim de 2012.

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergiaEnergia elétricaEstatais brasileirasHoldingsPrejuízoServiços

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame