Eike estaria negociando venda de 40% da OGX, diz jornal

Segundo Folha de São Paulo, petroleira russa Lukoil seria principal alvo de plano de resgate da OGX; Eike também estaria negociando com Petrobras

São Paulo – Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a Petrobras seria um dos alvos de negociação de Eike Batista para salvar as contas das empresas do grupo X. Além da estatal, a russa Lukoil e a malaia Petronas também estariam negociando com o brasileiro.

A petroleira OGX seria a primeira a ser socorrida, de acordo com informações do jornal. Neste caso, a principal aposta seria ceder 40% de participação no capital da empresa para a russa Lukoil, quarta maior petroleira privada do mundo.

Com a Petrobras, a proposta da OGX seria firmar parcerias em campos já em operação da estatal e assumir o papel de operadora.

Além disso, Eike estaria negociando a venda do campo de petróleo Tubarão Martelo por 1 bilhão de dólares para a malaia Petronas, de acordo informações da Bloomberg divulgadas esta semana.

Em um ano, as ações da OGX desvalorizaram 90%. Entre 2011 e 2012, a dívida bruta da companhia cresceu pouco mais de 70% - chegando a 8 bilhões de reais devedores no final do ano passado.

Com 1,7 bilhões de dólares em caixa (uma posição apertada, para muitos analistas de mercado) no início do ano, a OGX prevê investimentos na ordem de 1,3 bilhão de dólares para 2013. Em termos de salário, a proposta é aumentar em 57% o pacote de remuneração dos diretores da companhia – valor que será votado no próximo dia 29. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.