EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2011 às 20h12.
Os investimentos da Duratex - empresa do grupo Itaúsa, holding que controla o banco Itaú - na expansão de produção foram adiados pela segunda vez desde o anúncio do plano em maio passado.
O plano era investir 1 bilhão de reais na produção de painéis com tecnologia Medium Density Particleboard (MDP), prevista para o segundo semestre de 2010. Com a decisão anunciada nesta segunda-feira, o projeto fica congelado por tempo indeterminado.
Em outubro passado, a empresa já havia adiado o investimento por seis meses - período necessário para avaliar o cenário econômico mundial.
A Duratex, líder na fabricação e na comercialização de produtos de madeira, louças e metais sanitários, tem fábricas em quatro municípios do interior de São Paulo: Agudos, Botucatu, Itapetininga e Jundiaí.
Apesar do bom desempenho em 2008, quando teve receita líquida de 1,9 bilhão de reais - um aumento de 14,5% em relação ao ano anterior - a empresa anunciou no mês passado a desativação de três linhas de produção de chapas finas de fibra de madeira prensada, localizadas em Jundiaí, por estarem obsoletas.
Às 15h03, as ações preferenciais (sem direito a voto) da empresa eram vendidas a 18,08 reais, uma alta de 2,72%