Negócios

Disney: a magia continua

Fundado pelo cineasta Walt Disney, em 1923, o conglomerado de entretenimento Disney continua cumprindo seu papel de encantar. Vem dando certo com crianças, adultos – e acionistas. Nesta terça-feira, a empresa divulga os resultados do segundo trimestre – e os números devem refletir a boa fase. Analistas esperam uma receita de 13,2 bilhões de dólares, 6% maior […]

CAPITÃO AMÉRICA: a Disney diversifica produções e segue quebrando recordes de bilheteria / Marvel/Divulgação (Marvel/Divulgação)

CAPITÃO AMÉRICA: a Disney diversifica produções e segue quebrando recordes de bilheteria / Marvel/Divulgação (Marvel/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2016 às 06h09.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h07.

Priorizar nos meus resultados Google

Fundado pelo cineasta Walt Disney, em 1923, o conglomerado de entretenimento Disney continua cumprindo seu papel de encantar. Vem dando certo com crianças, adultos – e acionistas. Nesta terça-feira, a empresa divulga os resultados do segundo trimestre – e os números devem refletir a boa fase. Analistas esperam uma receita de 13,2 bilhões de dólares, 6% maior que a do ano passado. O lucro trimestral deve ficar na casa dos 2,2 bilhões de dólares, um aumento de mais de 100% em relação a 2011.

A chave do bom momento é emplacar sucessos. A animação Zootopia, que conta a história de uma cidade dominada por bichos, lançado em março, é a campeã de bilheteria do ano, com faturamento de 950 milhões de dólares. Capitão América: Guerra Civil, lançado em abril, já faturou mais de 670 milhões de dólares.

Os resultados são consequência da estratégia de expansão e diversificação da Disney, que começou em 2009 com a aquisição da Marvel, dona, por exemplo, da marca Capitão América. Em 2015, a Disney faturou mais de 2 bilhões de dólares com o último filme da saga Star Wars, O Despertar da Força – a marca foi comprada junto com a LucasFilm, em 2012. Os bons resultados no cinema têm compensado os recentes números ruins do canal esportivo ESPN, tradicionalmente o melhor negócio da Disney, que apresentou prejuízo no último trimestre.

A estratégia de expansão por aquisições da Disney está sendo copiada. Na semana passada, a Comcast, dona da Universal Pictures, comprou o estúdio de animação Dreamworks, fundado por Steven Spielberg em 1994 e responsável por produções como Shrek e Madagascar. Se a competição for para ver quem faz os melhores filmes, os fãs de cinema não têm muito do que reclamar. Preparem a pipoca.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Negócios

Indústria brasileira de tecnologia médica conquista liderança e avança no exterior

Maior rede do Brasil, Carrefour vende 21 supermercados para gigante catarinense por R$ 360 milhões

Ele deixou de competir por preço e transformou um tênis que era barato em uma marca desejada

Dono do Cruzeiro ganha aval para comprar mais 108 supermercados e construir império de R$ 35 bilhões