Negócios

Diretores de Finanças e de Operações da Oi deixam empresa

A Oi informou nesta quinta-feira a saída do diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Alex Zornig, e do diretor de Operações, James Meaney, em fato relevante


	Oi: Bayard De Paoli Gontijo, atual Diretor de Tesouraria e da área de Relações com Investidores, assume interinamente a posição de Diretor de Finanças e Relações com Investidores
 (Marcelo Correa/EXAME)

Oi: Bayard De Paoli Gontijo, atual Diretor de Tesouraria e da área de Relações com Investidores, assume interinamente a posição de Diretor de Finanças e Relações com Investidores (Marcelo Correa/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 21h32.

Rio de Janeiro -  Pouco mais de duas semanas depois de assumir a presidência da operadora Oi, o moçambicano Zeinal Bava anunciou nesta quinta-feira, 20, uma forte mudança na direção da empresa, com o afastamento de dois de seus principais executivos e a extinção da diretoria operacional.

Em comunicado interno, ao qual o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, teve acesso, Bava anuncia o início do processo de escolha do novo diretor financeiro, que substituirá Alex Zornig, e revela que as áreas atualmente vinculadas à diretoria operacional, que tinha à frente James Meaney, passarão a se reportar diretamente à presidência. Muda assim, o modelo da companhia.

"O objetivo é criar uma estrutura mais operacional, para promover a transversalidade na gestão, intensificar o trabalho em equipe e aumentar a rapidez na tomada de decisão neste momento, bem como reforçar o papel das regionais numa política de proximidade junto ao cliente", diz Bava no comunicado em que elogia e agradece a atuação de Zornig e Meaney na Oi.

O moçambicano Zeinal Bava, ex-presidente da Portugal Telecom, comandava a Oi desde janeiro, quando Francisco Valim deixou a operadora, sendo substituído interinamente por José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha.

Meaney, ex-Contax, ingressou na Oi em 2011 e trabalhou intensamente na transição, no início deste ano, fazendo a ponte com a diretoria da PT. Aparentemente, o executivo já trabalhava com a possibilidade de sair ao final do processo.

"Com grande empenho, James atuou na transformação da Oi e contribuiu decisivamente para o processo de turnaround da companhia. Ressalto a forte liderança de James na implementação dos workstreams da Oi com a PT para assegurar a obtenção de sinergias operacionais entre as duas empresas", disse Zeinal Bava no comunicado.

Zornig, na Oi desde 2008, liderou o processo de reestruturação da área financeira decorrente da compra da Brasil Telecom. "Alex atuou de forma representativa no trabalho de melhoria do perfil da dívida da companhia, com vistas ao alongamento dos prazos médios e ao atingimento de custo competitivo em condições de mercado voláteis", afirmou Zeinal Bava.

Bayard De Paoli Gontijo, atual Diretor de Tesouraria e da área de Relações com Investidores, assume interinamente a posição de Diretor de Finanças e Relações com Investidores. Inicia-se agora um processo de contratação do novo CFO.

Atualizada às 21h27

Acompanhe tudo sobre:3GBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasExecutivosOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelemar

Mais de Negócios

Colaboração entre Dell e Microsoft facilita a vida de empresas na gestão do ambiente multicloud

EXCLUSIVO: novo fundo de investimento, Moni Capital, do Grupo ND, tem R$ 80 milhões para startups

Após cair 10% em maio, PMEs gaúchas voltam a crescer em junho e começam a se recuperar da enchente

Na febre das corridas de ruas, ele faz R$ 4,5 milhões com corridas em shoppings e até em aeroportos

Mais na Exame