Negócios

Delta adia plano de comprar aviões Embraer ou Bombardier

Companhia aérea estudava encomendar até 400 aeronaves regionais, mas decisão ficou para depois

A Delta Air Lines confirmou que vai decidir entre Airbus e Boeing   (Justin Sullivan/Getty Images)

A Delta Air Lines confirmou que vai decidir entre Airbus e Boeing (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 12h43.

Atlanta/Paris - A Delta Air Lines Inc. adiou a decisão se irá comprar aviões regionais, fabricados pela Embraer SA ou pela Bombardier Inc, para renovar sua frota, segundo três pessoas com conhecimento do assunto.

Em janeiro, a Delta disse que planejava a compra de 100 a 200 aeronaves de fuselagem estreita, além de avaliar opções para outras 200, com entregas programadas para começar em 2013.

Nesta semana, a diretoria da companhia decide se compra aviões 737 da Boeing Co. ou da família A320 da Airbus SAS, disseram as pessoas, que pediram anonimato por não estarem autorizadas a falar sobre o assunto. Segundo elas, a votação por incluir aeronaves regionais nesses pedidos foi adiada.

A Embraer ainda precisa definir se vai desenvolver um novo avião regional, com mais capacidade que os atuais, ou se modifica os motores nos jatos da família E-Jet. Já a Bombardier deve entregar o primeiro aparelho de sua nova família de aeronaves regionais CSeries em 2013.

A Delta tem mantido conversas com a Embraer e com a Bombardier, disseram duas das pessoas.

John Arnone, porta-voz da Bombardier, negou-se a fazer comentários. A Embraer não respondeu imediatamente o pedido de comentário feito pela Bloomberg.

Boeing e Airbus

Vencer o pedido da Delta daria impulso significativo a Boeing após perder sua relação exclusiva com a American Airlines em 20 de julho, quando a companhia aérea dividiu um pedido de 460 aviões entre a fabricante americana e a Airbus. A Delta operava apenas com aviões da Boeing até incorporar centenas de aparelhos Airbus com a compra da Northwest Airlines, em 2008.

A especulação na indústria de que a Airbus seria favorecida na escolha da Delta tem sido alimentada pelo histórico do atual presidente da empresa, Richard Anderson. Ele presidia a Northwest quando a companhia adquiriu mais aviões da fabricante europeia.

A Delta não comenta seus planos para compra de aeronaves, disse Trebor Banstetter, porta-voz da companhia. John Dern, porta-voz da Boeing, e Martin Fendt, da Airbus, não quiseram comentar o assunto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSetor de transporteEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaVeículosAviaçãoEmbraerTransportesDelta Air LinesAviõesBombardier

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa