Negócios

CVM marca 5 julgamentos de empresas do Grupo X para dia 18

A Comissão de Valores Mobiliários marcou para o dia 18 de março o julgamento de cinco processos envolvendo companhias do grupo X, de Eike Batista


	Eike Batista: o fundador da EBX será julgado em quatro dos cinco processos
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Eike Batista: o fundador da EBX será julgado em quatro dos cinco processos (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2015 às 16h53.

Rio - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) marcou para o dia 18 de março o julgamento de cinco processos envolvendo companhias do grupo X, de Eike Batista.

Os casos envolvendo OGX, LLX (hoje Prumo), CCX Carvão e Eneva (antiga MPX) serão decididos pelo colegiado da autarquia pouco mais de um ano e meio após a petroleira declarar a inviabilidade de três de seus campos, detonando a derrocada financeira do grupo.

O fundador da EBX será julgado em quatro dos cinco processos na pauta do dia 18. Além dele são acusados 15 ex-diretores e conselheiros, entre os quais o ex-ministro Rodolfo Tourinho e o tunisiano Aziz Bem Ammar.

Ao todo a CVM tem em curso 14 processos administrativos sancionadores relativos às empresas X, o que significa que nove ainda permanecerão pendentes de julgamento.

A xerife do mercado de capitais ainda toca outras 12 análises preliminares de potenciais irregularidades nas companhias que formavam o império do ex-bilionário. A lista inclui também a mineradora MMX e o braço de construção naval OSX, ambas em recuperação judicial atualmente.

O colegiado da CVM optou por concentrar na mesma data decisões de casos que apuram supostas irregularidades na divulgação de informações e fatos relevantes pelas companhias do Grupo X.

Os executivos acusados pela CVM tentaram em muitos desses casos fazer acordos para extinguir os processos sem julgamento, mas a autarquia optou por prosseguir e dar um posicionamento ao mercado de capitais diante da amplitude do caso.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesEmpresáriosEike BatistaOSXMMXCVM

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo