Negócios

CSN renova concessão de porto de exportação por mais 25 anos

A Companhia Siderúrgica Nacional assinou renovação por mais 25 anos da concessão de seu terminal de exportação de minério de ferro em Itaguaí


	Usina da CSN
 (.)

Usina da CSN (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 21h37.

São Paulo - A Companhia Siderúrgica Nacional assinou nesta segunda-feira renovação por mais 25 anos da concessão de seu terminal de exportação de minério de ferro e outros granéis sólidos (Tecar), em Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A assinatura marcou a maior renovação antecipada de concessões portuárias desde a entrada em vigor da nova lei de portos em 2013.

Segundo a CSN, nos próximos quatro anos a companhia vai investir 1,6 bilhão de reais no Tecar para elevar a capacidade de 30 para 60 milhões de toneladas anuais. Com a renovação, a concessão agora expira em 2047.

A secretaria afirmou que a renovação da concessão ocorreu sob o "compromisso (da CSN) fazer os investimentos até dezembro de 2019".

Além da renovação do Tecar, o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, autorizou a instalação de um Terminal de Uso Privado "da empresa Vetria Mineração", em Santos (SP), segundo nota publicada pela secretaria.

A Vetria era um projeto de produção de minério de ferro reunindo ativos da Rumo ALL e Triunfo Participações. O projeto, porém, foi descontinuado no final do ano passado diante da queda dos preços do minério de ferro nos mercados internacionais. Com o fim do projeto, os ativos retornariam para as empresas de origem.

Representantes da secretaria não puderam ser contatados para comentar o assunto.

Acompanhe tudo sobre:ConcessõesCSNEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasPrivatizaçãoSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicas

Mais de Negócios

Mais de 80% dos franqueados brasileiros consideram abrir novas unidades, diz pesquisa

Walmart China e Meituan firmam parceria para acelerar entregas e operações digitais

Esta fintech foi do zero aos 100 milhões de reais em apenas dois anos

Projeto premiado da TIM leva cobertura 4G a 4.700 km de rodovias