Exame Logo

Copa eleva vendas de eletroeletrônicos

Comércio de televisores aumentou 44% e de aparelhos de DVD 26% nos três primeiros meses de 2006

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Copa do Mundo estimulou as vendas de eletroeletrônicos, informou nessa segunda-feira a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS). Segundo pesquisa realizada pela instituição, o comércio de eletroeletrônicos subiu 7,6% no primeiro trimestre de 2006, impulsionado pela linha de imagem e som, que apresentou crescimento de 18% no período.

De janeiro a março, foram vendidos 43,7% a mais de televisores que no mesmo período do ano passado. Já as vendas de aparelhos de DVD subiram 26,2%. "O crescimento da demanda no segmento de imagem e som é estimulado também pela queda no preço dos produtos, aumento da renda das classes C e D e pela maior oferta de crédito, além do apelo das novas tecnologias", afirma o presidente da ELETROS, Paulo Saab.

Veja também

Outro segmento que apresentou alta no primeiro trimestre foi o de linha branca. As vendas de refrigeradores e fogões cresceram 12,61% e 8,49% respectivamente, enquanto freezers verticais e horizontais tiveram incremento de 51,61% e 8,29%, respectivamente.

O segmento de portáteis foi o único que apresentou queda de vendas na comparação com 2005. De acordo com a ELETROS, a concorrência com produtos importados - que ganharam mercado graças à desvalorização do dólar - foi o principal motivo do recuo de 6,57% nas vendas.

Tendências

Como as vendas dos equipamentos de imagem e som estão sendo estimuladas pela Copa, Saab acredita que a tendência para o segundo semestre seja de desaceleração. Já para linha branca e portáteis, a expectativa é de aumento de vendas em função das comemorações de final de ano. No ano, o setor de eletroeletrônicos deve crescer entre 16% e 17%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame