Exame Logo

Controladora da Airbus;acelera na;competição com a Boeing

Consórcio liderado pela;européia EADS;foi escolhido para fornecer aviões-tanque à Força Aérea britânica em negócio que vale US$ 25 bilhões. Desfecho desta licitação aumenta as chances de;a EADS fornecer aeronave

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O consórcio liderado pela companhia aeroespacial européia EADS, controladora da Airbus, ganhou a preferência no fornecimento de aviões-tanque para a força aérea britânica (RAF) em um contrato avaliado em 25 bilhões de dólares. Segundo o jornal britânico Financial Times, o acordo é essencial para a EADS romper o monopólio global da americana Boeing neste filão de mercado.

Enquanto isso, a Boeing passa por apuros para conquistar contrato semelhante nos Estados Unidos. A licitação promovida pelo Pentágono teve seu cronograma atrasado depois de denúncias de lobby irregular (leia mais sobre o assunto). Segundo o Financial Times, este contrato, envolvendo 500 aviões-tanque, seria o "maior dos prêmios" para a EADS, e a vitória junto à RAF aumenta seu poder de negociação com o Pentágono (leia ainda reportagem de EXAME sobre a rivalidade entre as companhias).

Veja também

Agora o consórcio AirTanker deve buscar junto aos bancos financiamento para o projeto. O contrato definitivo só será assinado com a engenharia financeira concluída, o que deve demorar mais um ano.

Boeing

Mas nem tudo é má notícia para a Boeing. A companhia aérea irlandesa Ryanair contratou o fornecimento de 140 novas aeronaves da americana, numa operação orçada em 4 bilhões de dólares. A Ryanair, a maior da Europa baseada no conceito low cost, low fare (baixo custo, tarifa barata), pretende dobrar o número de passageiros transportados até 2012. Foram encomendados 70 Boeing 737-800, com opção de compra de outros 70 aviões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame