Negócios

CEO de private bank do HSBC vai contra práticas antigas

HSBC admitiu no domingo falhas em adequação e controle em seu private bank suíço e enfrenta investigação de autoridades dos Estados Unidos


	HSBC admitiu no domingo falhas em adequação e controle em seu private bank suíço e enfrenta investigação de autoridades dos Estados Unidos
 (Susana Gonzalez/Bloomberg)

HSBC admitiu no domingo falhas em adequação e controle em seu private bank suíço e enfrenta investigação de autoridades dos Estados Unidos (Susana Gonzalez/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2015 às 13h15.

Londres - O chefe do private bank do HSBC disse a funcionários que práticas antigas, que podem ter permitido que alguns clientes cometessem evasão fiscal, são inaceitáveis e que o banco não tem apetite para lidar com tais clientes.

"As práticas e o modelo bancário dessa época não são mais aceitáveis", disse o presidente-executivo do Global Private Banking do HSBC desde dezembro de 2012, Peter Boyles, em memorando aos funcionários.

"Nossos clientes querem saber que mudamos e que as práticas antigas sobre as quais leram nos jornais não tem lugar em nosso private bank moderno. E do nosso lado não temos absolutamente qualquer apetite para lidar com clientes ou potenciais clientes que estão cometendo evasão fiscal ou que não consigam atender nossos padrões de adequação contra crimes financeiros", disse uma pessoa familiar com o conteúdo do memorando à Reuters nesta terça-feira.

O HSBC admitiu no domingo falhas em adequação e controle em seu private bank suíço e enfrenta investigação de autoridades dos Estados Unidos, além de um inquérito de legisladores britânicos, após notícias na mídia alegarem que a instituição ajudou clientes ricos a esconderem milhões de dólares em ativos durante um período até 2007.

Boyles disse no memorando que o HSBC adotou passos significativos para transformar seu private bank suíço e implementar padrões globais e iniciativas de transparência fiscal. (Por Steve Slater)

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas inglesasFinançasFraudesHSBC

Mais de Negócios

"Vou pensar e te aviso": essas são as objeções mais comuns dos clientes – veja como respondê-las

Essa marca de camisetas quase faliu – mas agora está prestes a faturar US$ 250 milhões

China facilita investimentos estrangeiros em empresas listadas com novas diretrizes

Após incêndio, Cacau Show reinaugura fábrica com investimento de R$ 150 milhões