Negócios

BRA ultrapassa Varig no mercado doméstico

Problemas da companhia beneficiaram as concorrentes TAM e Gol

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Varig perdeu mais espaço no setor aéreo em julho e caiu para a quarta posição no mercado doméstico. Com a derrocada da companhia, saíram favorecidas as concorrentes Gol e TAM, esta última dona da liderança e agora de mais da metade dos mercados doméstico e internacional.

No mês de julho, a Varig transportou apenas 3,54% dos passageiros de vôos realizados dentro do país, ficando atrás da BRA, responsável por uma parcela de 4,38% do mercado. Em junho, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) tinha uma participação de 10,51%.

A tradução em números da grave situação financeira da companhia mostra o impacto da redução de operações que a Varig teve de implementar no fim de junho. Com o objetivo de reduzir custos, a companhia limitou as atividades no mercado doméstico e cancelou a maior parte das rotas internacionais. Nos embarques para o exterior, a participação da empresa caiu de 53,78% em junho para 29,96% em julho.

Em julho do ano passado, a Varig era a segunda mais importante aérea do mercado doméstico, com participação de 24,79%, e a líder absoluta nos vôos para o exterior, com market share de 74,84%.

TAM e Gol

À frente da Varig no mercado doméstico se mantêm TAM, dona de uma fatia de 51,22%, e a Gol, responsável por uma participação de 36%. Em junho, as porcentagens eram de, respectivamente, 47,64% e 35,05%. Ambas foram favorecidas pelo aumento da demanda de passageiros decorrente da redução da oferta de assentos da Varig.

No mercado internacional, a TAM segue na liderança, saindo de uma participação de 37,91% em junho para 52,64% em julho. A Gol também cresceu, ainda que em ritmo menos acelerado: passou de 5,61% para 10,92% dos passageiros que realizaram viagens internacionais.

Espaços em aeroportos

Além de perder mercado, a Varig pode perder também, a partir de amanhã, balcões de check-in em aeroportos. Nesta terça-feira (8/8), a Infraero se reuniu com companhias aéreas que requisitam os espaços de atendimento da concorrente, alegando que têm recebido uma demanda excessiva de passageiros.

Uma nova reunião acontecerá amanhã, em Brasília, para definir quantos e quais espaços a Varig perderá temporariamente. De acordo com a Infraero, os balcões serão devolvidos à Varig à medida em que a companhia expandir suas operações. A estatal fará avaliações periódicas, a princípio de 15 em 15 dias, para estudar as necessidades de cada aeroporto e de cada companhia aérea.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame