BP compra ativos de "shale" da BHP para aumentar negócios nos EUA
Aquisição de cerca de 500 mil acres produtivos marcam ponto de virada para a BP, desde o desastre da sonda Deepwater Horizon no Golfo do México em 2010
Reuters
Publicado em 27 de julho de 2018 às 18h26.
Melbourne/Londres - A BP concordou em comprar ativos de gás e de "shale" nos Estados Unidos da mineradora global BHP Billiton por 10,5 bilhões de dólares, expandindo sua atuação em uma das bacias mais produtivas dos EUA em seu maior acordo em quase 20 anos.
A aquisição de cerca de 500 mil acres produtivos marcam um ponto de virada para a BP, desde o desastre da sonda Deepwater Horizon no Golfo do México em 2010, pelo qual a companhia ainda está pagando mais de 65 bilhões de dólares em punições e custos de limpeza.
"Isso é uma aquisição transformadora para o nosso negócio (onshore nos EUA ), um grande passo na entrega da nossa estratégia de upstream e uma adição de classe mundial para o portfólio diferenciado da BP", disse o presidente-executivo da BP, Bob Dudley, em comunicado.
Em um outro sinal da virada da fortuna da petroleira, a BP disse que aumentaria seus dividendos trimestrais pela primeira vez em quase quatro anos e anunciou uma recompra de ações de 6 bilhões de dólares, que será financiada parcialmente pela venda de alguns ativos upstream.
A venda encerra sete anos desastrosos para a BHP no "shale", no qual a empresa efetivamente gastou 19 bilhões de dólares de fundos de acionistas. Os investidores, liderados pelo fundo de hedge norte-americano Elliott Management, têm pressionado a mineradora a abandonar os ativos pelos últimos 18 meses. A BHP colocou o negócio à venda em agosto passado.
O preço de venda foi melhor que os 8 bilhões a 10 bilhões de dólares estimados por analistas.
(Por Sonali Paul; Reportagem adicional por Aditya Soni e Ron Bousso)