Exame Logo

Bolsa de Londres recusa proposta de compra da Nasdaq

Européia declarou que oferta subestimava seu valor real

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A London Stock Exchange, bolsa de valores londrina, vetou a proposta de compra por 5,1 bilhões de dólares feita pela Nasdaq. Como motivo da recusa, a européia argumentou que a oferta subestima o valor real da companhia.

De acordo com a Nasdaq, o negócio criaria o maior mercado do mundo em quantidade de empresas listadas, reunindo 6 400 empresas com uma capitalização de mercado de cerca de 12 trilhões de dólares. A americana havia anunciado que esta seria sua oferta final, e que só a revisaria caso houvesse uma aprovação da diretoria da London Stock ou surgisse um concorrente.

Veja também

Agora que teve a proposta rejeitada, a Nasdaq pode apelar diretamente aos acionistas da bolsa londrina e forçar a concretização do negócio, diz o jornal The Wall Street Journal. "Estamos desapontados pela recusa rápida de nossa proposta e pelo fato de a diretoria da London Stock não querer se encontrar com a Nasdaq", disse Robert Greifeld, presidente da bolsa americana.

A proposta anunciada pela Nasdaq envolvia o pagamento de 12,43 libras (aproximadamente 23 dólares) por ação da bolsa européia . Até esta segunda-feira (20/11), a americana possuía 25% do capital da rival londrina. Para fortalecer sua posição na negociação de compra, a americana anunciou ter adquirido mais 7 milhões de ações da London Stock, o que a deixou com um total de 28,75% dos papéis.

A presidente da bolsa londrina, Clara Furse, já havia recusado quatro propostas de compra da London Stock, incluindo uma da Nasdaq, feita em março deste ano. O argumento usado tem sido o de que a bolsa de Londres é mais do que capaz de se manter independente, graças a sua localização em um dos maiores centros financeiros do mundo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame