Negócios

BNDES aprova financiamento de R$1,5 bi para Viracopos

Participação do banco de fomento corresponderá a 62,6 por cento do investimento total no aeroporto


	Avião da Azul em Viracopos: Aeroportos Brasil Viracopos já havia recebido empréstimo-ponte de 1,2 bilhão de reais em dezembro de 2012
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Avião da Azul em Viracopos: Aeroportos Brasil Viracopos já havia recebido empréstimo-ponte de 1,2 bilhão de reais em dezembro de 2012 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 15h04.

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de financiamento de longo prazo no valor de 1,5 bilhão de reais para a concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), a empresa Aeroportos Brasil Viracopos.

A participação do BNDES corresponderá a 62,6 por cento do investimento total no aeroporto, informou o banco de fomento nesta segunda-feira, por meio de comunicado.

A Aeroportos Brasil Viracopos já havia recebido empréstimo-ponte de 1,2 bilhão de reais em dezembro de 2012.

A concessionária também emitirá debêntures de infraestrutura, no valor de 300 milhões de reais, numa operação que também contará com a participação do BNDES.

As debêntures de infraestrutura têm isenção de Imposto de Renda para o investidor pessoa física e para o investidor estrangeiro, além de alíquota de 15 por cento para a pessoa jurídica.

A Aeroportos Brasil Viracopos tem como sócios a Infraero (49 por cento) e a Aeroportos Brasil (51 por cento). Esta última, por sua vez, é controlada pela UTC Participações, pela Triunfo Participações e Investimentos S.A. e pela empresa aeroportuária internacional Egis Airport Operation, que opera 13 aeroportos no mundo, além de Viracopos.

A concessionária fará investimentos na ampliação e modernização do aeroporto até dezembro de 2014, como construção de um novo terminal, com capacidade para atender, inicialmente, 14 milhões de passageiros, podendo chegar a até 22 milhões.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilBNDESEmpresasFinanciamento de grandes empresasSetor de transporteTransportestransportes-no-brasilViracopos

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame