Negócios

Blackstone levanta US$5 bi para 2º fundo de socorro

Segundo grupo, gestores independentes de ativos estão buscando substituir os bancos no financiamento a companhias em dificuldades


	Blackstone: novo fundo, batizado de GSO Capital Solutions Fund II, teve demanda acima da oferta, mostrando-se mais popular que o primeiro fundo lançado com o mesmo fim
 (GettyImages)

Blackstone: novo fundo, batizado de GSO Capital Solutions Fund II, teve demanda acima da oferta, mostrando-se mais popular que o primeiro fundo lançado com o mesmo fim (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 12h48.

Nova York - O Blackstone Group disse nesta terça-feira que captou 5 bilhões de dólares com investidores para o seu segundo fundo de empréstimo para socorro de empresas, ressaltando o quanto os gestores independentes de ativos estão buscando substituir os bancos no financiamento a companhias em dificuldades.

Cinco anos após o colapso do Lehman Brothers, os bancos estão enfrentando regulamentos financeiros cada vez mais rígidos, que acabaram deixando uma abertura para as empresas de investimento, como a Blackstone, atuarem em áreas nas quais as instituições financeiras estão recuando.

A Blackstone afirmou em um comunicado nesta terça-feira que o novo fundo, batizado de GSO Capital Solutions Fund II, teve demanda acima da oferta, mostrando-se mais popular que o primeiro fundo lançado com o mesmo fim, que arrecadou mais de 3,25 bilhões de dólares em 2010.

Ao contrário dos bancos, que muitas vezes dependem de seus balanços para fazerem negociações e investimentos, a Blackstone e outras gestoras independentes têm à sua disposição o capital de longo prazo levantado com fundos de pensão, seguradoras e outros investidores institucionais.

Até o momento, o GSO, braço de investimento em crédito da Blackstone, emprestou mais de 4 bilhões de dólares a empresas com problemas de liquidez, com foco na América do Norte e Europa Ocidental, disse a companhia.

Ativos de crédito foram responsáveis por 62,2 bilhões de dólares de um total de 229,6 bilhões em ativos sob gestão da Blackstone até o fim de junho.

Acompanhe tudo sobre:Bancosempresas-de-tecnologiaFinançasInvestimentos de empresasBlackstone

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa