Como a Binance protege os usuários contra golpes e ataques cibernéticos
Além de desenvolvimento de tecnologia e checagem de dados pessoais, corretora investe em educação e parceria com autoridades
EXAME Solutions
Publicado em 12 de julho de 2023 às 09h00.
Última atualização em 19 de julho de 2023 às 11h30.
Um dos grandes desafios no avanço da adoção da blockchain e do desenvolvimento da economia cripto é a segurança dos ativos dos usuários, bem como a prevenção à lavagem de dinheiro e mau uso da tecnologia. O mercado tem empenhado grandes esforços na criação de diversas camadas de segurança, como parte inerente do crescimento do negócio, além de trabalhar em parceria com autoridades e reguladores nos países.
Em um balanço da indústria cripto no ano passado, o fundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao, definiu os avanços em segurança como um dos maiores méritos de 2022 na adoção da blockchain. “Talvez o mais importante em 2022 seja o fato de que a indústria de criptoativos fez grandes avanços em um domínio que é fundamental, tanto para a adoção em massa quanto para a segurança do usuário – a conformidade regulatória”. E a indústria segue avançando na busca pela maior segurança do usuário em direção à adoção em massa, para trazer mais liberdade financeira em todo o mundo.
- CVM autoriza OPA da Alliança Saúde (AALR3), ex-Alliar
- Receita informará quem está devendo a declaração do IR; saiba como
- Veja quem são as maiores vencedoras da Copa do Mundo Feminina
- Petrobras e Comgás fecham novo contrato de gás natural de R$ 56 bilhões
- Tem um pedacinho do Nubank? Chegou a hora de escolher o que fazer com seu BDR
- Lançamentos do Prime Video em julho de 2023: veja os filmes e as séries
A maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain, além da maior corretora de ativos digitais do mundo em volume de negócios, a Binance atua ativamente em parceria com autoridades locais e internacionais para o desenvolvimento desse segmento no Brasil e no mundo, de forma sustentável e segura.
"Atualmente, a Binance trabalha de forma colaborativa no mercado brasileiro, com o objetivo de popularizar os criptoativos e a blockchain, ajudando a melhorar a vida de milhões de pessoas”, explica Guilherme Nazar, diretor-geral da exchange no Brasil.
Como a Binance protege os usuários
Segurança é prioridade para a exchange e o investimento em processos e ferramentas para proteção ao usuário, constante. Apenas a equipe de segurança da Binance conta com 750 pessoas.
Além disso, a equipe de controle de riscos atua preventivamente com monitoramento em tempo real e ações contra potenciais ataques, incluindo o envio de alertas e a criação de códigos antiphishing – recurso que permite adicionar uma camada extra de segurança às contas na Binance.
A Binance atua em constante colaboração com autoridades locais e internacionais, incluindo compartilhamento de informações para combater crimes e o rastreamento preventivo de contas e movimentações suspeitas, uma vez que as operações na blockchain são totalmente rastreáveis. Como resultado disso, a exchange atendeu a mais de 50 mil pedidos de autoridades em todo o mundo desde 2022, com uma média de três dias de tempo de resposta.
Ações coordenadas com órgãos de segurança
Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e combate a crimes cibernéticos, o departamento de investigações da Binance tem oferecido treinamentos a diversas agências de segurança no mundo todo.
No Brasil, a companhia realizou workshops para investigadores da Polícia Federal e para procuradores do Ministério Público do Rio de Janeiro, por exemplo, entre outras instituições.
Ex-agente especial de investigação criminal na unidade de crimes cibernéticos da Receita Federal dos Estados Unidos, Tigran Gambaryan, vice-presidente global de Inteligência e Investigações da Binance, foi um dos palestrantes no Brasil.
A educação dos usuários também é um fator crucial que contribui para a segurança do ecossistema. Os artigos da Binance Academy, por exemplo, recomendam práticas simples que podem reforçar e muito a segurança das contas, como usar senhas seguras, autenticação de dois fatores e outros métodos de segurança.