Negócios

Bilionário Sam Zell aumenta participação na Gafisa

Megainvestidor aproveitou a crise para comprar ações e agora já soma 18,7% de participação na empresa brasileira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O megainvestidor norte-americano Sam Zell aumentou sua participação na Gafisa, a segunda maior incorporadora do Brasil. Em comunicado enviado a Bovespa, a Gafisa informou que a Equity Internacional, empresa de Zell, já detém 3,3 milhões de ADRs (ações brasileiras negociadas nos Estados Unidos) da empresa brasileira. Após a saída do fundo de private equity GP, o empresário passou a ser o maior acionista individual da Gafisa. Com o aumento do investimento, sua participação no capital total passou a ser de 18,7%.

Sinônimo de mercado imobiliário nos Estados Unidos, Zell iniciou sua carreira reformando moradias estudantis próximas à Universidade de Michigan, onde se formou em direito. Exerceu a profissão apenas uma semana, quando pediu demissão para se dedicar ao ramo imobiliário.

Dono de uma fortuna pessoal estimada em seiso bilhões de dólares – que lhe deu a 164ª posição do ranking dos mais ricos do mundo da revista americana Forbes –, Sam Zell ergueu seu império imobiliário em pouco mais de três décadas. São pelo menos 200 000 apartamentos nos Estados Unidos e dezenas de investimentos em países da América Latina, da Ásia e da Europa.

Em entrevista à revista EXAME em 2007, o norte-americano expressou o desejo de repetir no Brasil os resultados impressionantes conseguidos no México no começo desta década. Apenas com investimentos na construtora mexicana Homex, ele obteve lucro de mais de 1 000% em cinco anos. Além da Gafisa, o ex-advogado já possui participações na BR Malls (do ramos de shoppings) e na Bracor (construção de imóveis comerciais).

Fora do setor imobiliário, o empresário mantém negócios em empresas de energia elétrica, telecomunicações, mídia, estações de rádio e times de beisebol e basquete, como o Chicago Bulls.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame