São Paulo - A Fosun International, que pertence ao bilionário chinês Guo Guangchang, anunciou a compra do Studio 8, estúdio de cinema americano que pertence a Jeff Robinov.
De acordo com comunicado da companhia, com a aquisição , a Fosun passa a exercer influência significativa sobre a distribuição de filmes produzidos pelo Studio 8 na China e regiões próximas.
"Daqui para frente, vamos integrar com a indústria do cinema mais importantes do mundo e construir uma plataforma de cultura global de entretenimento", disse a empresa, em comunicado.
O Studio 8 foi fundado por Robinov, que antes trabalhou como executivo na Warner Bros . por quase duas décadas.
Guangchang é o 336º homem mais rico do mundo, com fortuna avaliada em 4,7 bilhões de dólares pela Forbes. Conhecido como Warren Buffett da China, seus negócios vão desde seguros ao setor de hotelaria.
- 1. Dragão feito de flores no ano novo chinês de Cingapura
1 /12(Chris McGrath/Getty Images)
São Paulo – Assim como existem muitas companhias brasileiras que querem investir no mercado chinês, o contrário também acontece por aqui e a
China tem se mostrado muito interessada em fechar negócios no país. Segundo relatório do
Conselho Empresarial Brasil-China, nos últimos anos, dezenas de empresas chinesas têm dado atenção especial para o mercado brasileiro e, por isso, muitos investimentos foram anunciados por aqui. Veja, a seguir, dez companhias que anunciaram investimentos no Brasil recentemente:
- 2. Sinopec
2 /12(Divulgação)
Setor: Petróleo
Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou 40% das operações brasileiras da Repsol por 7,1 bilhões de dólares. No ano seguinte, adquiriu 30% da Galp no Brasil por 3,5 bilhões de dólares. A companhia também tem investimentos na
OGX , de Eike Batista.
- 3. Chery
3 /12(Divulgação)
Setor: Automotivo Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, com investimentos de 400 milhões de dólares. A unidade deve começar a operar neste ano.
- 4. Sinochem
4 /12(REUTERS/Kent Skibstad)
Setor: Petróleo Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou, por 3 bilhões de dólares, 40% da Statoil no Brasil. O negócio contempla a exploração de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
- 5. Wuhan Iron An Steel Group Co.
5 /12(MMX)
Setor: Mineração Principais investimentos no Brasil: em 2009, comprou pouco mais de 20% da MMX, braço de mineração de Eike Batista, por cerca de 400 milhões de dólares.
- 6. JAC
6 /12(Christian Castanho, Quatro Rodas)
Setor: Automotivo Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, com investimentos de 900 milhões de dólares. A unidade deve entrar em operação até o final de 2014.
- 7. Honbridge Holdings
7 /12(Marcelo Almeida/EXAME.com)
Setor: Mineração Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou do braço de mineração da Votorantim o Projeto Salinas - que inclui a exploração de minério, a construção de um mineroduto e um porto, em Ilhéus, na Bahia. A operação foi fechada por 390 milhões de dólares.
- 8. Foxconn
8 /12(Reuters)
Setor: Tecnologia Principais investimentos no Brasil: construção de unidades fabris no país para produção de componentes eletrônicos. O investimento mais recente foi anunciado em setembro do ano passado e contempla a construção de uma fábrica, com aporte de 1 bilhão de reais, em Itu, interior paulista.
- 9. CR Zongshen
9 /12(Divulgação)
Setor: Automotivo Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica para produção de motocicletas da marca Kasinski no estado do Rio de Janeiro, com investimentos de 20 milhões de dólares.
- 10. State Gird
10 /12(Stock.Xchange)
Setor: Energia Principais investimentos no Brasil: aquisição de sete concessionárias de transmissão de energiaelétrica por cerca de 1 bilhão de dólares. As linhas de transmissão pertenciam à espanhola Actividades de Construcción y Servicios.
- 11. CNADC
11 /12(Divulgação)
Setor: Agricultura Principais investimentos no Brasil: investimentos que totalizam 7 bilhões de dólares em projetos de expansão de lavouras em Goiás.
- 12. Agora, veja As 10 empresas que mais lucram com as guerras
12 /12(Getty Images)