Negócios

BB e Votorantim abrem caminho para IPO do BV em abril, dizem fontes

O Banco do Brasil informou que assinou um novo acordo de acionistas com a Votorantim Finanças sobre parceria no BV

Banco BV: antigo Banco Votorantim, empresa mudou de marca em 2019 (Banco BV/Divulgação)

Banco BV: antigo Banco Votorantim, empresa mudou de marca em 2019 (Banco BV/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 20h56.

O Banco do Brasil informou nesta sexta-feira por meio de fato relevante que assinou um novo acordo de acionistas com a Votorantim Finanças, braço financeiro do Grupo Votorantim, sobre parceria no BV (ex-Banco Votorantim).

Segundo duas fontes a par do assunto, a medida era um passo necessário para que o BV dê sequência ao seu plano de se listar na bolsa paulista por meio de uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

Grupo Votorantim, com 50,01% do capital, e BB, com 49,99%, dividem o controle do BV. O acordo de acionistas, agora substituído, não previa a realização de uma oferta de ações do BV, possibilidade que agora passou a existir.

Segundo as fontes, que pediram anonimato porque o assunto é sigiloso, a expectativa dos sócios é de que o IPO aconteça em abril e que levante cerca de 5 bilhões de reais, sendo 1 bilhão de uma oferta primária (ações novas, cujos recursos vão para o caixa do BV), enquanto os 4 bilhões restantes corresponderão à oferta secundária, com BB e Votorantim levando 2 bilhões cada.

Com a assinatura do documento, a partir de semana que vem, o BV fica livre para pedir registro da oferta de ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Consultados, BB e BV não se manifestaram de imediato. Um porta-voz do Grupo Votorantim não foi encontrado fora do horário de expediente para comentar.

Acompanhe tudo sobre:BB – Banco do BrasilVotorantimIPOs

Mais de Negócios

'O fim da taxa das blusinhas é a destruição do varejo nacional', diz fundador da Havan

Taxa da blusinha: ‘É uma grande vitória para o consumidor’, diz CEO da Shein no Brasil

Fim da 'taxa das blusinhas' vai custar empregos no varejo brasileiro, diz CEO da Dafiti

Este biólogo vai faturar milhões com aparelho que promete acabar com incêndios florestais