Exame Logo

Bank of America tem alta de 44% no lucro líquido do 1º tri

Lucro líquido atribuível aos acionistas subiu para 4,35 bilhões de dólares nos três meses encerrados em 31 de março

Bank of America: receita total do Bank of America, desconsiderando despesas com juros, cresceu 7 por cento no primeiro trimestre (Jin Lee/Bloomberg)
R

Reuters

Publicado em 18 de abril de 2017 às 09h12.

O Bank of America , segundo maior banco dos Estados Unidos, divulgou alta de 44 por cento no lucro do primeiro trimestre, conforme taxas de juro mais altas ampliaram os ganhos com empréstimos e o aumento das operações em mercado (trading) elevou a receita.

O lucro líquido atribuível aos acionistas subiu para 4,35 bilhões de dólares nos três meses encerrados em 31 de março, ante 3,02 bilhões de dólares no mesmo período de 2016. O lucro por ação aumentou para 0,41 dólar ante 0,28 dólar.

Veja também

Analistas previam, em média, lucro de 0,35 dólar por ação, conforme a Thomson Reuters I/B/E/S. Não estava imediatamente claro se os números eram comparáveis.

A receita total do Bank of America, desconsiderando despesas com juros, cresceu 7 por cento no primeiro trimestre, para 22,25 bilhões de dólares.

"Nós vimos boa atividade de clientes em nosso portfólio equilibrado de negócios... A economia norte-americana continua mostrando otimismo do consumidor e empresariado, e nossos resultados refletem isso", disse o presidente da instituição, Brian Moynihan, em comunicado.

As ações do banco com sede em Charlotte, na Carolina do Norte, subiam cerca de 1 por cento no pregão eletrônico, a 23,05 dólares.

Grandes bancos dos Estados Unidos foram revitalizados pela crescente atividade de mercado desde que Donald Trump assumiu a Presidência dos EUA. As instituições também foram beneficiadas pelo aumento das taxas de juro do país, que o Federal Reserve sinalizou que serão novamente elevadas neste ano.

O juro norte-americano subiu 0,25 ponto percentual em dezembro e em igual proporção em março, marcando a segunda e terceira elevação em sete anos, após permaneceram perto de zero.

O Bank of America depende fortemente de taxas de juro mais altas para maximizar os lucros. O banco obteve lucro líquido de 11,06 bilhões de dólares com os juros no trimestre, uma alta de 5,5 por cento na comparação annual.

Na semana passada, JPMorgan Chase e Citigroup também reportaram lucro melhor que o esperado no período devido ao aumento das operações de mercado.

Acompanhe tudo sobre:BalançosBancosbank-of-america

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame