Exame Logo

BAE Systems lidera venda de armas no mundo

Estocolmo - O grupo britânico de defesa BAE Systems, que em 2008 faturou 32,4 bilhões de dólares, se tornou o maior fabricante de armas do mundo, superando a americana Boeing, informa o ranking divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz (SIPRI). Esta é a primeira vez que um grupo não americano ocupa […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Estocolmo - O grupo britânico de defesa BAE Systems, que em 2008 faturou 32,4 bilhões de dólares, se tornou o maior fabricante de armas do mundo, superando a americana Boeing, informa o ranking divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz (SIPRI).

Esta é a primeira vez que um grupo não americano ocupa o primeiro lugar da lista dos 100 principais fabricantes de armas do mundo, divulgada anualmente pelo SIPRI, que não leva em consideração as empresas chinesas.

Veja também

"A principal razão pela qual o BAE se tornou o primeiro fabricante do mundo em 2008 é a alta de suas vendas nos Estados Unidos, que compensaram baixas em outras regiões, particularmente na Grã-Bretanha", destaca o relatório do SIPRI, que tem sede em Estocolmo.

A classificação do SIPRI leva em consideração apenas as vendas de armas, deixando de lado as outras atividades dos grupos industriais.

A Boeing caiu para o terceiro lugar, com vendas de 29,2 bilhões de dólares, enquanto a também americana Lockheed Martin aparece em segundo, com US$ 29,9 bilhões.

Em seguida aparecem três grupos americano, Northrup Grumman, General Dynamics e Reytheon, com o europeu EADS em sétimo lugar.

Em 2008, os 100 principais grupos de defesa do mundo faturaram 385 bilhões de dólares, uma alta de 11% na comparação com 2007.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIndústriaIndústrias em geralPaíses ricosReino Unidoseguranca-digital

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame