As empresas mais endividadas

Após crescer mais de 130% em 2015, o total de dívidas das empresas de capital aberto caiu pelo terceiro trimestre consecutivo no Brasil, fechando em 958 bilhões de reais. O maior patamar da história havia sido atingido no penúltimo trimestre do ano passado, com as empresas devendo, no total, 1,43 trilhão de reais, de acordo com levantamento da consultoria Economática – que compila o endividamento de 259 empresas de capital aberto no Brasil. Um dos fatores que contribuíram para a queda foi a menor cotação do dólar, uma vez que, em junho deste ano, 43,3% da dívida empresarial estava vinculada ao capital estrangeiro. O setor de petróleo e gás responde por quase um terço da dívida bruta (32,6% do total), seguido por energia elétrica (14%) e alimentos e bebidas (9,1%). Veja abaixo a variação da dívida bruta e as dez empresas mais endividadas no último trimestre.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.