As 5 empresas em que Warren Buffett manda mais
Holding do bilionário divulgou nova relação das empresas em que detém mais participação
Da Redação
Publicado em 28 de agosto de 2012 às 19h57.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h19.
São Paulo – O megainvestidor Warren Buffett é conhecido por comprar pequenas fatias das empresas pelas quais se interessa, e manter essas ações por muitos anos. Essa filosofia de investimento é sua principal característica – e é imitada ou criticada por muitos. Mas há empresas em que o terceiro homem mais rico do mundo realmente detém participações expressivas. Onde, portanto, ele pode falar grosso e interferir em seus rumos. A Berkshire Hathaway, sua holding, divulgou o relatório periódico sobre as companhias em que ela investe. Clique nas fotos e veja as cinco em que Buffett realmente tem poder.
Buffett elevou ligeiramente sua fatia no tradicional jornal americano Washington Post, em relação ao relatório divulgado em fevereiro. Agora, o bilionário detém 23,2% da companhia, ante 22,38% meses atrás. O incremento, porém, não se traduziu em maior riqueza para Buffett. Sua fatia no jornal vale, hoje, 598 milhões de dólares, frente aos 663 milhões em fevereiro.
A bandeira de cartão de crédito American Express também conta com um bom espaço para Buffett. O megainvestidor detém 13,3% da empresa – uma fatia avaliada em 8,5 bilhões de dólares. A fatia é praticamente a mesma dos 13% que Buffett detinha em fevereiro, mas, ao contrário do Washington Post, o investimento rendeu: passou de 7,9 bilhões de dólares para 8,5 bilhões no período.
Buffett não alterou sua posição na agência de classificação de risco Moody’s , entre fevereiro e agosto. Continua com 12,8%. A diferença é que o bilionário também viu sua fatia se valorizar nesta empresa no período, passando de 1 bilhão para 1,11 bilhão de dólares. A presença de Buffett como acionista de uma agência de risco, porém, já provocou muita polêmica. Os críticos apontam o eventual conflito de interesses que pode haver na relação entre um investidor e uma empresa cujo negócio é avaliar o risco de investimentos.
A DaVita é a grande novidade no ranking das empresas de Buffett. Especializada em tratamento renal, a DaVita entrou para o clube dos maiores investimentos do bilionário em fevereiro, quando Buffett elevou em 55% o número de ações que detinha nela. Atualmente, Buffett possui 9,8% da DaVita, um investimento avaliado em 910 milhões de dólares. A entrada da empresa na lista deslocou a importância da Coca-Cola no ranking das empresas em que o bilionário tem mais poder – e tirou o banco Wells Fargo do clube dos cinco primeiros.
A maior companhia de refrigerantes do mundo, a Coca-Cola , também possui um lugar especial para Buffett. Embora sua fatia na empresa tenha se mantido praticamente inalterada nos últimos seis meses, passando de 8,84% para 8,9%, a companhia caiu uma posição no ranking, com a estreia da DaVita. Seu valor, no entanto, cresceu de 13,78 bilhões de dólares para 15,75 bilhões. Buffett, assim com Bill Gates, fundador da Microsoft, é um conhecido viciado em Coca-Cola. Nada como aliar o prazer com o lucro.
Mais lidas
Mais de Negócios
21 franquias baratas que custam menos que um carro popular usadoStartup quer trazer internet mais rápida e barata para empresas"Tinder do aço": conheça a startup que deve faturar R$ 7 milhões com digitalização do setorSears: o que aconteceu com a gigante rede de lojas americana famosa no Brasil nos anos 1980