As 10 varejistas mais amadas pelos clientes e funcionários

Lojas Americanas é a empresa mais admirada pelos consumidores, segundo o Ibevar; dominam o ranking as varejistas de moda, vestuário e calçados

Mais do que vender muito, as grandes varejistas brasileiras precisam prestar um bom serviço para, de fato, obterem sucesso. Por isso, o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) divulga, ao lado de seu ranking sobre as maiores empresas do varejo brasileiro em faturamento, a lista das empresas mais admiradas pelos consumidores e funcionários.

O instituto realiza o levantamento em conjunto com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Realizada desde 2009, a pesquisa inclui dados sobre como as empresas são vistas no mercado desde 2014, em um Ranking Imagético. Os dados são analisados por machine learning para entender o conteúdo das falas dos consumidores, além de dados estatísticos. 

Segundo o Ibevar, a maior parte dos dados foi extraída das redes sociais, sites de reclamação, comentários em notícias e dados de comportamento online, como busca, likes, avaliações, entre outros. São divulgados três rankings diferentes: as empresas mais admiradas, os grupos mais admirados e as empresas mais admiradas pelos colaboradores. 

A Lojas Americanas, com nota máxima de 10 pontos, é a empresa mais admirada pelos consumidores. A Havan, outra loja de departamentos, também está no ranking, com nota de 5,6. O Boticário, com nota de 8,9 e Eudora, com 4,8, também estão no levantamento – as duas empresas fazem parte do mesmo grupo de beleza e higiene, Boticário. 

Dominam o ranking das empresas mais admiradas as varejistas de moda, vestuário e calçados. Riachuelo, Lojas Renner, Arezzo, C&A, Zara e Schutz (do grupo da Arezzo) completam a lista das 10 empresas mais admiradas.

A preferência por essas varejistas também se reflete no ranking dos grupos mais admirados, que tem Lojas Americanas, Grupo Boticário e Grupo Guararapes, dono da marca Riachuelo, no pódio. Veja o ranking completo abaixo.

As 10 empresas mais admiradas pelos consumidores

  1. Lojas Americanas – 10
  2. O Boticário – 8,9
  3. Riachuelo – 7,5
  4. Lojas Renner – 7,3
  5. Arezzo – 6
  6. C&A – 6
  7. Havan – 5,6
  8. Zara – 4,8
  9. Eudora – 4,8
  10. Schutz – 4,8

Os 10 grupos mais admirados

  1. Lojas Americanas – LASA
  2. Grupo Boticário
  3. Grupo Guararapes
  4. Lojas Renner S.A.
  5. Arezzo & CO
  6. C & A
  7. Havan
  8. Grupo Inditex
  9. Schutz
  10. Magazine Luiza

As mais amadas pelos colaboradores

Pela primeira vez, a pesquisa do Ibevar também apresenta quais são as empresas mais admiradas pelos seus colaboradores. Nesse caso, o ranking tem uma composição bastante diferente. A empresa mais admirada pelos colaboradores é o Magazine Luiza. A empresa ganhou recentemente as manchetes por abrir uma seleção para vagas de trainee exclusivas para pessoas negras. O Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo recebeu 11 denúncias em que a empresa é acusada de promover prática de racismo, mas concluiu que a política da empresa é legítima

Segundo o MPT, não existe ato ilícito no processo de seleção e que a reserva de vagas à população negra é plenamente válida e configura ação afirmativa, além de “elemento de reparação histórica da exclusão da população negra do mercado de trabalho digno”. O Magalu também é a empresa com maior participação de mulheres nos conselhos de administração entre as companhias com o capital aberto na Bolsa de Valores, a B3. 

Em seguida no ranking, estão O Boticário, Leroy Merlin, Assaí e Lojas Cem. Assim como o Assaí, atacadistas como o Sonda Supermercados e Atacadão também estão entre as 10 mais admiradas pelos colaboradores. 

As 10 empresas mais admiradas pelos colaboradores

  1. Magazine Luiza
  2. O Boticario
  3. Leroy Merlin
  4. Assaí
  5. Lojas Cem
  6. Riachuelo
  7. Decathlon
  8. Sonda Supermercados
  9. Atacadão
  10. Lojas Leader

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.