Negócios

Apple rejeita novos termos em ação antitruste sobre e-books

Empresa disse que a proposta oferecida pelos Estados Unidos ainda tem o objetivo de punir e deve ser rejeitada


	E-book em um iPad da Apple: companhia está sendo processada por conspirar para o aumento dos preços de e-books
 (Scott Eells/Bloomberg)

E-book em um iPad da Apple: companhia está sendo processada por conspirar para o aumento dos preços de e-books (Scott Eells/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2013 às 19h15.

Nova York - Os Estados Unidos ofereceram aliviar os termos de uma injunção civil proposta contra a Apple por conspirar para o aumento dos preços de e-books, mas a empresa disse que a proposta revisada ainda tem o objetivo de punir e deve ser rejeitada.

A questão é como assegurar que a Apple não viole a lei antitruste, seguindo a decisão de 10 de julho da juíza Denise Cote, do Tribunal Distrital de Manhattan, de que a empresa conspirou com cinco grande editoras para minar o preço das rivais, incluindo a Amazon, que domina o mercado de livros eletrônicos.

A Apple afirma que o governo está exagerando ao insistir que contrate um supervisor externo, deixe os comerciantes de e-books adicionarem hiperlinks em seus próprios sites e aplicativos grátis, e tenha limites na negociação de outros conteúdos, como filmes, música e programas de TV.

Em uma ação judicial, o Departamento de Justiça dos EUA, apoiado por 33 Estados e territórios, sugeriu reduzir o período das exigências pela metade, de 10 para 5 anos, com possibilidade de estender o prazo por períodos de um ano por cinco vezes.

Em um outro processo, a Apple disse que a proposta de ter um supervisor externo "excede os limites até de casos criminais de fixação de preços", e reflete um esforço "para usar essa injunção civil para punir, o que é inadimissível".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoJustiçaAppleE-books

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa