Negócios

Apagão obriga Usiminas a comprar aço das rivais

Empresa alega ter tido problemas na retomada da operação de altos-fornos em duas usinas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

O apagão ocorrido em novembro trouxe problemas para a Usiminas. Devido ao episódio, e a problemas na retomada da operação dos altos-fornos das usinas em Ipatinga e Cubatão, a companhia foi obrigada a comprar placas de aço bruto das rivais CSN e Arcelor Mittal, segundo informou a corretora Socopa.

A instituição afirma que obteve a informação em conversas com a Usiminas e acrescenta que a aquisição de aço chegou a cerca de 100 mil toneladas no trimestre. Os problemas que prejudicaram a produção da Usiminas, segundo a própria empresa, já foram solucionados.

As compras de aço de terceiros correspondem a certa de 18% das vendas mensais da Usiminas, usando como base o desempenho no terceiro trimestre de 2009, no qual a companhia comercializou 1,7 milhão de toneladas.

De acordo com a Socopa, a Usiminas previa a venda de 5,8 milhões de toneladas de aço em 2009, mas essa meta deve sofrer redução de pouco mais de 100 mil toneladas, fechando o ano com vendas entre 5,6 milhões e 5,7 milhões de toneladas. Para a corretora, a notícia é negativa, podendo pressionar a cotação dos papéis no curto prazo.

Às 15h15, as ações da Usiminas (USIM5) subiam 1,05%, negociadas a 50,18 reais. O Ibovespa registrava alta de 0,71%, aos 69.215 pontos.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame