Negócios

Álvarez-Pallete é o novo conselheiro-delegado da Telefónica

Álvarez-Pallete entrou para a companhia em fevereiro de 1999 como diretor de finanças da Telefónica Internacional


	José María Álvarez-Pallete substitui como conselheiro-delegado um dos mais antigos executivos da empresa
 (jseguir/Flickr)

José María Álvarez-Pallete substitui como conselheiro-delegado um dos mais antigos executivos da empresa (jseguir/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 21h18.

Madri - José María Álvarez-Pallete, atual presidente da Telefónica Europa, será o novo conselheiro-delegado da empresa espanhola, em substituição a Julio Linares, que renunciou ao cargo, mas que será mantido no conselho da empresa como vice-presidente.

Álvarez-Pallete entrou para a companhia em fevereiro de 1999 como diretor de finanças da Telefónica Internacional, quando os negócios da operadora no exterior estavam majoritariamente na América Latina.

Pouco depois, passou a ocupar o cargo de diretor-geral de finanças corporativas, o que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor financeiro da Europa na categoria Mergers & Acquisitions pela revista 'CFO Europe'.

Em julho de 2002 foi nomeado presidente-executivo da Telefónica América Latina e dois anos depois a empresa comprou as operadoras de telefonia celular da Bellsouth na Venezuela, Colômbia, Peru, Uruguai e Nicarágua.

Durante seu mandato também foram iniciadas as negociações com a Portugal Telecom, que concluíram com a aquisição total da operadora brasileira Vivo por parte da Telefónica.

Quando deixou o cargo de responsável do grupo na América Latina em setembro de 2011, o negócio já representava 46% das receitas da Telefónica e outro tanto do Oibda (resultado operativo bruto antes de amortizações). Depois foi nomeado responsável pela Telefónica Europa e Espanha.

Álvarez-Pallete, corredor de maratona, nasceu em 1963 em Madri e é formado em Ciências Econômicas pela Universidad Complutense de Madrid. Cursou também Ciências Econômicas na Universite Libre de Bruxelles na Bélgica, fez o International Manegement Program do Pan-American Institute of Executive Business Administration (IPADE) além de estudos avançados em economia financeira e contabilidade da Complutense de Madrid.

José María Álvarez-Pallete substitui como conselheiro-delegado um dos mais antigos executivos da empresa, Julio Linares de 67 anos. Engenheiro de telecomunicações, Linares entrou na companhia em 1970 no centro de pesquisa e desenvolvimento.

Tornou-se conselheiro-delegado da Telefónica Multimedia em 1997 e presidente-executivo da Telefónica no ano 2000. Em 2005 foi nomeado diretor-geral de coordenação, desenvolvimento de negócios e sinergias e desde dezembro de 2007 ocupava o cargo de conselheiro-delegado do grupo. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasServiçosTelecomunicaçõesTelefônicaExecutivos

Mais de Negócios

PresenteIA: a aposta da CRMBonus para transformar dados em presentes via WhatsApp

Empreendedores veem 2026 desafiador no Brasil, mas confiam no próprio negócio

20 franquias baratas para quem quer deixar de ser CLT a partir de R$ 5.000

Velório de Henrique Maderite será aberto ao público em BH