Negócios

ALL e Triunfo encerram projeto Vetria Mineração

As empresas decidiram encerrar o projeto de criação da produtora integrada de minério de ferro Vetria Mineração, desfazendo um plano lançado em 2011


	Pátio da ALL: decisão ocorreu diante da contínua queda dos preços do minério de ferro
 (Divulgação)

Pátio da ALL: decisão ocorreu diante da contínua queda dos preços do minério de ferro (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 19h20.

Rio de Janeiro - A ALL e a Triunfo Participações decidiram descontinuar o projeto de criação da produtora integrada de minério de ferro Vetria Mineração, desfazendo um plano lançado em 2011 que previa investimento de mais de 11 bilhões de reais.

A decisão pelo encerramento ocorreu diante da contínua queda dos preços do minério de ferro nos mercados internacionais.

"Considerando as condições de mercado e perspectivas atuais, especialmente no que diz respeito aos níveis de preço praticados para o minério de ferro, as partes decidiram encerrar o contrato de associação", disseram as empresas em comunicado ao mercado.

O preço do minério de ferro na Ásia atingiu um pico de quase 200 dólares por tonelada em 2011. Mas, atualmente, a commodity está sendo negociada abaixo do patamar de 70 dólares, pressionada pela desaceleração da economia chinesa, maior consumidora do produto.

A criação da Vetria foi anunciada em dezembro de 2011. A empresa seria formada por 50,4 por cento de participação da ALL, 15,8 por cento da Triunfo e 33,8 por cento dos acionistas da mineradora brasileira Vetorial, que atua no Mato Grosso do Sul.

Representantes da Vetorial informaram que a companhia não vai comentar o assunto além das informações divulgadas no comunicado enviado ao mercado.

O objetivo do projeto era criar um sistema integrado com mina da Vetorial em Corumbá (MS), logística ferroviária por meio de um contrato operacional de longo prazo com a ALL e um terminal privado em Santos (SP).

Segundo ALL e Triunfo, os contratos de arrendamento de direitos minerários firmados com a MMX Corumbá Mineração e de opção de compra da totalidade das ações da MMX Corumbá, que faz fronteira com a Vetorial, foram integralmente cedidos para a Vetorial Siderurgia.

O arrendamento dos direitos inclui uma unidade de beneficiamento de minério com capacidade para 2 milhões de toneladas anuais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasIndústriaMineraçãoMineradorasRumo ALLSetor de transporteTriunfo ParticipaçõesVetria Mineração

Mais de Negócios

Empreendedorismo feminino cresce com a digitalização no Brasil

Quanto aumentou a fortuna dos 10 homens mais ricos do mundo desde 2000?

Esta marca brasileira faturou R$ 40 milhões com produtos para fumantes

Esse bilionário limpava carpetes e ganhava 3 dólares por dia – hoje sua empresa vale US$ 2,7bi