Negócios

Alibaba lidera investimento em unidade de filmes de chinesa Wanda

Grupo com negócios que vão de imóveis a entretenimento venderá 12,77 por cento da Wanda Film Holding para a gigante chinesa de comércio eletrônico

Alibaba: companhia irá investir 4,68 bilhões de iuanes no total, mas a Wanda permanecerá como controladora da empresa (Carlos Barria/Reuters/Reuters)

Alibaba: companhia irá investir 4,68 bilhões de iuanes no total, mas a Wanda permanecerá como controladora da empresa (Carlos Barria/Reuters/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 12h40.

Pequim / Xangai - Dalian Wanda Group está vendendo uma participação de 1,24 bilhão de dólares em sua divisão de cinema para um par de investidores liderados pela gigante Alibaba Group Holding, em estratégia para trazer parceiros estratégicos e levantar novos recursos.

O grupo com negócios que vão de imóveis a entretenimento venderá 12,77 por cento da Wanda Film Holding para a gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba e a empresa com apoio estatal Cultural Investiment Holdings, por um total de 7,8 bilhões de iuans (1,24 bilhão de dólares).

A venda, que ocorre após um acordo separado recente para atrair investidores para a unidade de imóveis comerciais,destaca uma grande mudança da Wanda para um modelo simplificado, em meio a uma ampla repressão na China contra os altos níveis de endividamento corporativo.

"De um modo geral, a Wanda precisa de mais dinheiro, e todas as linhas de negócios precisam de dinheiro", disse Li Chengdong, um analista baseado em Pequim, referindo-se a uma crise de caixa que atingiu a Wanda e vários outros grandes conglomerados chineses no ano passado.

O Alibaba irá investir 4,68 bilhões de iuanes no total. A Wanda permanecerá como controladora da empresa, com uma participação de 48,09 por cento, afirmou em um comunicado.

A Wanda disse que o acordo dará aos seus negócios cinematográficos acesso à força do Alibaba em big data, enquanto a Cultural Investment, indiretamente controlada pelo braço cultural da cidade de Pequim, ajudará a abrir oportunidades relacionadas ao turismo.

"O objetivo principal da transferência de capital da Wanda Film Holding é trazer acionistas com valor estratégico", disse Wanda.

A Alibaba, que tem sua própria divisão de cinema, bem como empresas de esportes e emissão de ingressos a pagamentos online, disse em um comunicado que o acordo reflete o "futuro potencial de desenvolvimento" da Wanda Film.

A Wanda Film inclui os ativos de produção, marketing e distribuição de filmes da Wanda, incluindo mais de 500 salas de cinema, mas não inclui o estúdio Legendary Entertainment, da Wanda, e vários outros ativos relacionados a filmes.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisAlibabaEmpresasFilmes

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação