Negócios

Ações do Santander disparam após anúncio de compra de 25%

Os títulos do Santander Brasil, que chegaram a subir mais de 20%, registravam lucro de 16,8% no meio da jornada desta terça-feira


	Agência do Santander: presidente do Santander Brasil afirmou em teleconferência com jornalistas que banco terá no final deste ano dois tipos de ações na Bovespa após a conclusão da operação (Leon Neal/AFP)

Agência do Santander: presidente do Santander Brasil afirmou em teleconferência com jornalistas que banco terá no final deste ano dois tipos de ações na Bovespa após a conclusão da operação (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2014 às 15h54.

São Paulo - As ações do banco Santander dispararam hoje na Bolsa de Valores de São Paulo após o anúncio de que a matriz espanhola irá adquirir parte dos papéis que ainda não controla e que correspondem a 25% do total.

Os títulos do Santander Brasil, que chegaram a subir mais de 20%, registravam lucro de 16,8% no meio da jornada desta terça-feira.

O Santander Espanha se comprometeu a comprar as ações dos acionistas minoritários com um ágio de 20% sobre a cotação das ações do Santander Brasil no fechamento da segunda-feira, o que naturalmente provocou sua valorização.

O presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, afirmou em uma teleconferência com jornalistas que o banco terá no final deste ano dois tipos de ações na bolsa de São Paulo após a conclusão da operação.

Isto ocorre pois os acionistas minoritários que aceitarem a oferta "voluntária" receberão em troca de suas ações no Santander Brasil papéis de emissão do Santander Espanha, que serão emitidos nas bolsas de São Paulo e de Nova York, com uma troca de 0,70 ações do Santander Espanha por cada ação do Santander Brasil.

"Vamos manter o Santander Brasil como companhia aberta e duas cotações no mercado brasileiro. Essa é nossa intenção para o futuro. Não temos planos para fechar o capital", disse Zabalza.

Em Madri, o grupo Santander anunciou que pode pagar, em caso de uma adesão total de sua oferta pelas ações minoritárias do Santander Brasil, o equivalente a US$ 6,36 bilhões.

Zabalza explicou que a oferta é voluntária tanto no Brasil como nos Estados Unidos e que não está condicionada a um nível mínimo de aceitação, por isso alguns acionistas poderão manter seus papéis se desejarem.

Acompanhe tudo sobre:B3Bancosbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasSantander

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame