Os altos e baixos de Dolce e Gabbana, em fotos
Criadores da grife Dolce & Gabbana foram condenados à prisão nesta semana por sonegação fiscal. Saiba mais sobre eles
Daniela Barbosa
Publicado em 21 de junho de 2013 às 06h27.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h33.
São Paulo – Nesta semana, os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana, criadores da grife que leva seus sobrenomes, ganharam bastante destaque, mas não pelo lançamento de uma coleção de roupas, mas sim pela condenação a um ano e oito meses de prisão. A dupla foi considerada culpada de sonegação fiscal por um tribunal italiano. O episódio é uma passagem nada glamorosa na trajetória dos dois, célebres por criarem tendências e construírem um verdadeiro império do mundo da moda. Veja, a seguir, mais sobre a vida dos estilistas:
Domenico Dolce nasceu no final da década de 50, em Polizzi Generosa, na Sicília, e começou a mostrar interesse pelo mundo da moda desde muito cedo. Aos seis anos, ele começou a desenhar e costurar as próprias roupas e desde então não parou mais de criar modelos e lançar tendências.
Stefano Gabbana nasceu 1962, em Milão. É formado em Artes pelo Istituto Superiore di Industrie Artistiche. O estilista lançou, antes de conhecer Domenico, a grife batizada apenas de Gabbana, que não chegou a ganhar repercussão no mundo da moda.
Os estilistas se conheceram no início dos anos 80, quando Dolce foi trabalhar no atelier de Gabbana. Embora dividindo o mesmo espaço, por alguns anos, os dois costuraram de maneira independente. Para tornar o negócio rentável, um contador da empresa deu a ideia de os dois trabalharem em conjunto. Nascia então a Dolce & Gabbana. A primeira coleção assinada pelos dois foi em 1985, na semana de moda de Milão. Como não tinham dinheiro para contratar modelos, eles contaram com a ajuda de amigos para conseguir mostrar suas primeiras criações na passarela.
Apesar das dificuldades no início da carreira, Dolce e Gabbana figuram hoje entre os homens mais ricos do mundo, segundo a lista de bilionários da revista Forbes. Cada um tem fortuna avaliada em 2 bilhões de dólares e, no ranking global, eles ocupam a 736º posição. Na Itália, são os 11º mais ricos do país.
Em mais de três décadas de existência, a grife Dolce & Gabbana conseguiu ganhar muito destaque, respeito de admiradores no mundo fashion de luxo . Com faturamento que ultrapassa a cifra de 1,4 bilhão de euros por ano, a marca está entre as preferidas de muitas celebridades, entre elas a cantora Madonna.
A rede possui mais de 250 lojas em 40 diferentes países, incluindo o Brasil. Atualmente, conta também com a colaboração de cerca de 3.500 funcionários em todo o mundo. Ao lado, a primeira unidade Dolce & Gabbana inaugurada em Macau, na China.
Os estilistas Dolce e Gabbana, além da grife de moda, possuem em parceria um restaurante em Milão, batizado de Gold Restaurant. O espaço foi inaugurado em 2006 e é frequentado por celebridades que visitam o país italiano.
Presentes nos mais diversos tipos de eventos, principalmente os de moda , a dupla é sempre clicada ao lado de grandes estrelas. Na foto, Dolce e Gabbana aparecem com a cantora Katy Perry, em uma exposição Metropolitan Museum of Art, que aconteceu no mês passado, em Nova York.
A modelo britânica Naomi Campbell é uma das preferidas da dupla de estilistas e já protagonizou inúmeros desfiles da Dolce & Gabbana. No aniversário de 25 anos da grife, em 2010, Naomi foi escolhida para estrelar a campanha comemoratival da marca.
A modelo brasileira Gisele Bundchen também já estampou diversas campanhas da Dolce & Gabbana. Na foto, ela aparece dançado ao lado do estilista Domenico Dolce durante um baile beneficente de moda, em 2003.
Nesta semana, Domenico Dolce e Stefano Gabbana foram condenados a um ano e oito meses de prisão por sonegação de mais de 1 bilhão de euros. A Justiça italiana alega que os estilistas venderam as marcas D&G e Dolce & Gabbana para uma empresa de fachada, criada em 2004, em Luxemburgo, a fim de evitar o pagamento de impostos na Itália. A dupla nega as acusações e, por meio de seus advogados, em nota, alega que o processo refere-se ao não pagamento de cerca de 40 milhões de euros de impostos.
A Dolce & Gabbana também é conhecida pela criação de campanhas publicitárias ousadas. Em 2007, a grife precisou retirar do ar um anúncio que fazia alusão a uma cena de estupro. A propaganda até hoje é considerada uma das mais polêmicas já feitas por uma empresa de moda.
Dolce e Gabbana, além de parceiros profissionais, durante mais de 20 anos, assumiram um romance público. A relação entre os dois chegou ao fim recentemente, mas a amizade e os objetivos em comum, que os uniu no passado, perduram até os dias atuais.