-
1. Risco de falência
zoom_out_map
1/8 (GettyImages)
São Paulo – Enquanto, no Brasil, o otimismo ainda paira no céu das empresas, a crise financeira e mais alguns tropeços de administração podem arrastar algumas empresas estrangeiras à bancarrota. A
Business Insider fez uma lista de 17 companhias que correm o risco de pedir falência este ano. Veja sete delas.
-
2. Air France
zoom_out_map
2/8 (Divulgação)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 18,99% Ativo total: 37,1 bilhões dólares Fundação: 1933 Após uma série de greves de funcionários, a Air France está atualmente trabalhando em um plano de recuperação que inclui congelamento de contratações, salários e cortes de frota. Tudo para melhorar os resultados da empresa.
-
3. Barnes %26 Noble
zoom_out_map
3/8 (Divulgação)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 12,05% Ativo total: 4,1 bilhões dólares Fundação: 1873 A tradicional e mais popular livraria americana, Barnes&Noble, recentemente desanimou analistas com previsões de prejuízos maiores para este ano, graças aos investimentos que fará na nova unidade de negócios de vendas online, a Nook. Em novembro, a empresa lançou o seu Nook Tablet para competir de igual com o Kindle, da concorrente Amazon, para a venda do produto com conteúdo digital. Basta saber agora se o produto é páreo para competir com o similar da Amazon – batalha que os analistas enxergam como perigosa.
-
4. Talbots
zoom_out_map
4/8 (GettyImages)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 14,86% Ativo total: 0,7 bilhões dólares Fundação: 1947 A rede varejista de moda feminina Talbots é outra que tem chance de pedir falência em 2012. A companhia busca ativamente um comprador depois de ter recusado a proposta da Sycamore Partners, em dezembro, empresa que já detém 9,9% da rede. Analistas do banco UBS criticaram a rede recentemente de não ter liderança nem visão de marca.
-
5. Caesars Entertainment
zoom_out_map
5/8 (GettyImages/Getty Images)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 7,28% Ativo total: 28,9 bilhões dólares Fundação: 1937 Jogos de azar são, em sua maioria, destinados a um público que está disposto a correr um grande risco por ambição a uma forma rápida de fazer fortuna. Pois foi essa receita que parece ter sido seguida pela Caesars Entertainment, uma das maiores empresas de cassino do mundo e atua nos cinco continentes.
-
6. República Airway Holdings (RJET)
zoom_out_map
6/8 (Divulgação)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 11,12% Ativo total: 4,2 bilhões dólares Fundação: 1973 Dona das companhias Indiana Chautauqua Airlines, Frontier Airlines, Republic Airlines e Shuttle America, a Rjet tenta no momento se desfazer do seu ativo mais problemático, a Frontier, na tentativa de ajustar suas contas.
-
7. Tennessee Valley Authority
zoom_out_map
7/8 (Divulgação)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 11,82% Ativos totais: 46,39 bilhões dólar Fundação: 1933 Fornecedora de energia elétrica de cerca de nove milhões de pessoas do sudeste americano, a Tennessee Valley Authority precisa de recursos para investir em seus projetos – mas não pode se dar ao luxo de fazer mais dívida estando no vermelho. Para levantar dinheiro, a empresa tem alugado uma das centrais a um grupo de investidores por 30 anos pela quantia de um bilhão de dólares.
-
8. AK Steel
zoom_out_map
8/8 (Divulgação)
Probabilidade de dificuldades financeiras: 10,98% Ativos totais: 4,58 bilhões dólares Fundação: 1899 Desde o ano passado, o prejuízo da siderúrgica americana AK Steel, antiga Armco, dobrou de tamanho e ratificou o boato de que a empresa estava passando por problemas financeiros. Apenas no último quartner, o prejuízo era de 0,26 dólares por ação, valor pior que o estimado pelos analistas.