5 livros para os gestores entrarem em 2017 cheios de conhecimento
Os títulos abrangem desde liderança à sucessão, tecnologia política e filosofia. Todos foram lançados neste ano ou no fim de 2015
Luísa Melo
Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 16h55.
Última atualização em 30 de dezembro de 2016 às 18h06.
São Paulo - Adquirir novos conhecimentos e enxergar outros pontos de vista é imprescindível para quem comanda uma equipe ou uma empresa. E a leitura é um ótimo instrumento para isso. Não é à toa que os livros são a fonte de ideias preferidas de Bill Gates. Para ajudar na busca por títulos interessantes, EXAME.com consultou alguns especialistas. Eles selecionaram cinco obras, que abrangem desde liderança à sucessão , tecnologia política e filosofia. Todas foram lançadas neste ano ou no fim de 2015. Confira abaixo e boa leitura!
"A quarta revolução industrial" foi escrito por Klaus Shcwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial. No livro, o economista discorre sobre a transformação pela qual o mundo passa atualmente. "A obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa para a humanidade. Aborda um fator que é primordial nas transformações radicais do período em que estamos atravessando", avalia o professor Romeo Busarello, do Insper. Editado pela Edipro, preço em torno de 50 reais nas livrarias online.
"O Índice de Capital da Liderança: percebendo o valor de mercado da liderança", em tradução livre, ainda não tem versão em português. O livro foi lançado em outubro de 2015. Seu autor, Dave Ulrich, é considerado ninguém menos que "o pai do RH moderno". A obra sugere o uso de uma espécie de rating sobre liderança na hora de calcular o valor de uma empresa – além dos aspectos financeiros, de marca, talentos e inovação tradicionalmente considerados. "Ulrich vai explorar como considerar, de uma maneira geral, os aspectos intangíveis do valuation e, mais especificamente, como tratar liderança, à luz de duas óticas de indicadores: proficiência individual e proficiência organizacional", explica a professora Leni Hidalgo, do Insper. "Liderança é um tema em constante discussão, com inúmeros posicionamentos e definições. O livro é mais uma abordagem para dar continuidade a esse eterno debate", finaliza. Editado pela Berrett-Koeller, preço em torno de 20 dólares em livrarias online estrangeiras.
Neste livro, o filósofo e professor da USP Vladimir Safatle costura ideias de grandes pensadores, de Michel Foucault a Giorgio Agamben, para discutir as transformações políticas pelas quais a sociedade está passando. O título foi lançado em setembro do ano passado. "Trata-se de uma obra que foge ao mainstream e, por isso mesmo, é capaz de provocar reflexões sob formas alternativas de se pensar o desenvolvimento e exercício da liderança e da gestão em nível organizacional", analisa o professor Anderson Sant'Anna, da Fundação Dom Cabral. "Por seus fundamentos na filosofia, é uma obra instigante, que, a cada página, nos incita a sair do mundinho dos jargões e formas prêt-à-porter de ver o mundo, as organizações, os indivíduos e suas complexas relações”, emenda. Editado pela Cosac Naify, preço em torno de 60 reais nas livrarias online.
"O inevitável – compreendendo as 12 forças tecnológicas que vão moldar nosso futuro", em tradução livre, ainda não ganhou uma versão em português. Seu autor, Kevin Kelly, é cofundador e editor executivo da revista Wired. Na obra, ele defende que as mudanças que a sociedade está por vivenciar – da realidade virtual à inteligência artificial – são resultado de 12 forças tecnológicas. "Longe de ser técnico e cheio de jargões, Kelly organizou o livro em 12 capítulos, escolhendo um verbo para descrever cada uma dessas forças que forjarão o nosso futuro", comenta o professor Ricardo Engelbert, da ISE Business School. "Você até poderá discordar das provocações feitas pelo autor, mas com certeza ele te levará a uma grande reflexão sobre o futuro", finaliza. Editado pela Vicking, preço em torno de 85 reais em livrarias online.
Em "A sucessão com ela é", o fundador da Fundação Dom Cabral, Emerson Almeida, que liderou a escola de negócios por 35 anos, trabalha as dimensões subjetivas e práticas da troca de comando nas empresas. "O texto é, ao mesmo tempo, leve e jornalístico e nos mostra a realidade nua e crua das empresas quando o assunto é a mudança de pessoas em vários níveis hierárquicos: do trainee ao presidente", resenha o professor Samir Lótfi, da própria FDC. "Recomendo a leitura desse livro para executivos em diferentes realidades e estágios da carreira. Muito além de aspectos técnicos, ele aborda as perspectivas culturais e políticas que fazem parte dos processos de sucessão, respeitando a complexidade desse assunto que está na pauta de executivos, conselheiros de administração e quaisquer gestores que desejam galgar cargos de liderança em suas empresas", completa. Editado pela Benvirá, preço em torno de 40 reais nas livrarias online.