São Paulo – O ano de 2013 foi recheado de grandes aquisições e fusões no Brasil e no mundo. No mercado brasileiro, alguns negócios movimentaram bilhões de reais. Veja, a seguir, 12 grandes operações fechadas por aqui neste ano:
Em abril, a Kroton Educacional e a Anhanguera Educacional anunciaram acordo de associação. A combinação das companhias se deu mediante a incorporação de ações das duas empresas. A operação movimentou 5,6 bilhões de reais. Segundo o Cade, a fusão das empresas representa riscos de concentração em mercados de ensino presencial e à distância no Brasil e pode exigir eventuais restrições.
O Itaú comprou a Credicard do banco Citibank por 2,9 bilhões de reais. O potencial do negócio para o comprador é imenso. Além do Itaú e Citi já compartilharam o controle sobre a Credicard no passado, em uma parceria desfeita em 2006, a Credicard tem 7 milhões de cartões, estima o mercado, e teria sido responsável por cerca de 4,5% das transações feitas por brasileiros no exterior, um número que beirou aos 500 bilhões de reais em 2011.
Em artigo especial para a EXAME, a investidora serial em startups Cláudia Rosa argumenta que investidores e founders precisam ser realistas, até porque a IA chegou e já mexeu na zona de conforto de muitos negócios. Tudo isso, claro, sem perder a ousadia
Cuidar das finanças corporativas permitiu a True Classic se livrar da falência e alcançar um recorde histórico de faturamento – hoje ela opera com um planejamento “super meticuloso”