Mundo

Zoellick troca governo Bush por cargo no Goldman Sachs

Subsecretário de Estado americano renunciou nesta segunda-feira e irá atuar no banco de investimentos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, Robert Zoellick, renunciou nesta segunda-feira à sua posição no governo americano para assumir um cargo no banco de investimentos Goldman Sachs. Zoellick, que foi representante de Comércio durante quatro anos no primeiro mandato do presidente George W. Bush, deverá deixar a administração em julho.

Em um pronunciamento, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, elogiou a "incansável ética de trabalho" de Zoellick e afirmou que ele foi seu alter ego no Departamento de Estado. Ainda não foi nomeado um substituto para o subsecretário.

Em entrevista ao jornal Financial Times, Zoellick admitiu que gostaria de ter sido nomeado secretário do Tesouro com a saída de John Snow, apesar de não esperar que isso ocorresse. Zoellick elogiou a nomeação de Henry "Hank" Paulson, que era principal executivo do Goldman Sachs, para o cargo na administração Bush.

Zoellick afirmou deixar o governo em um momento em que há uma equipe forte no Departamento de Estado. Durante sua gestão, Zoellick liderou os esforços americanos para combater a crise em Darfur, ajudando a negociar um tratado de paz no Sudão no mês passado. Também teve papel crucial nas relações entre Estados Unidos e China.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame