Mundo

Zapatero se reúne com Sarkozy para analisar evolução do euro

Encontro é uma preparação para as próximas cúpulas europeias, previstas para fevereiro e março

Zapatero (esquerda) e Sarkozy: líderes vão discutir problemas com a dívida pública no bloco (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Zapatero (esquerda) e Sarkozy: líderes vão discutir problemas com a dívida pública no bloco (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 15h13.

Paris - O chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, chegou nesta sexta-feira ao Palácio do Eliseu, em Paris, para analisar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a situação do euro e as incertezas do mercado.

Sarkozy recebeu Zapatero na entrada do palácio, onde ambos posaram para os fotógrafos de jornais.

A reunião de trabalho, que durará cerca de uma hora, discutirá a economia, já que a França preside este ano o Grupo dos Vinte (G20, países mais ricos e principais emergentes), e a preparação das próximas cúpulas europeias, previstas para o dia 4 de fevereiro e outras para o mês de março.

Zapatero quer lançar junto a Sarkozy uma nova mensagem de confiança na moeda única, perante as turbulências da dívida soberana e que afetam os países periféricos da União Europeia (UE), entre eles a Espanha.

O encontro é realizado num momento de calma, depois que o Tesouro espanhol conseguisse emitir esta semana mais de 5,5 bilhões de euros a juros mais reduzidos que nos leilões anteriores.

No âmbito bilateral é previsível que Zapatero e Sarkozy analisem também a cooperação antiterrorista hispânico-francesa, após o anúncio do grupo separatista basco ETA de um cessar-fogo.

O presidente do Governo espanhol poderia aproveitar a ocasião para pedir o apoio da França à candidatura do ex-ministro de Assuntos Exteriores Miguel Ángel Moratinos a dirigir a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEspanhaEuroEuropaFrançaMoedasPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia