Mundo

William e Kate chegam a Berlim em meio a "turnê diplomática"

Embora a viagem não esteja oficialmente ligada às relações Londres-UE, a imprensa britânica a considera uma missão para recuperar a imagem da Grã-Bretanha

Viagem: acompanhado por seus dois filhos, Charlotte e George, o casal Real é esperado por Angela Merkel para um almoço na Chancelaria (Ian Vogler/Pool/Getty Images)

Viagem: acompanhado por seus dois filhos, Charlotte e George, o casal Real é esperado por Angela Merkel para um almoço na Chancelaria (Ian Vogler/Pool/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 19 de julho de 2017 às 11h25.

O príncipe William e sua mulher, Kate, chegaram nesta quarta-feira (19) a Berlim, segunda etapa, após a passagem pela Polônia, de uma viagem europeia destinada - segundo a imprensa - a recuperar a imagem da Grã-Bretanha após a votação do Brexit.

William e Kate - que usava um vestido cor "azul-Europa" de acordo com os comentaristas alemães - desembarcaram em Berlim às 12h (7h de Brasília).

Oficialmente, a viagem não está ligada às relações entre Londres e União Europeia (UE), mas a imprensa britânica já o chama de "Brexit diplomacy tour", algo como "turnê da diplomacia do Brexit".

O jornal "Süddeutsche Zeitung" descreveu o casal como "arma secreta de Sua Majestade", o qual teria sido enviado por Buckingham e Londres em "missão diplomática para aliviar os temores dos países-membros da União Europeia após a votação sobre a retirada do Reino Unido do bloco".

Para os analistas do canal de televisão alemão n-tv, Londres enviou "a nova geração para uma ofensiva de charme", e não o príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles. Objetivo: enviar um "sinal tranquilizador para o futuro a longo prazo" das relações entre a ilha e o continente.

"A família Real encarna essa forma de habilidade política que o governo dos Tories parece ter perdido completamente", escreveu o colunista Thomas Huetlin, do "Spiegel".

Acompanhado por seus dois filhos, Charlotte e George, o casal Real é esperado por Angela Merkel para um almoço na Chancelaria - um edifício de vidro e pedra ultramoderno, o centro do poder federal alemão.

Depois, o duque e a duquesa de Cambridge visitarão o Portão de Brandenburgo, símbolo de Berlim onde, até 1989, um muro dividia a cidade em dois.

Em seguida, irão ao memorial do Holocausto, labirinto de blocos de concreto dedicado aos 6 milhões de judeus vítimas do nazismo. Na parte da tarde, visitam uma fundação que cuida de crianças de rua.

O restante da visita será protocolar: recepção na residência do presidente alemão, o Castelo de Bellevue, e garden-party em homenagem ao aniversário da rainha Elizabeth II, organizada na embaixada da Grã-Bretanha.

Na quinta-feira (20), Kate e William vão viajar para Heidelberg, no sudoeste do país, cidade geminada com a britânica Cambridge, reduto do casal Real.

O jovem casal passará a noite na famosa boate da cidade, o "Clärchen Ballhaus", na presença de 150 convidados, artistas e celebridades locais representantes da cena hype e da classe artística de Berlim, segundo a imprensa.

Na sexta, último dia de sua visita à Alemanha, são esperados em Hamburgo, onde vão assistir a um concerto na magnífica Filarmônica de Elbe.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelBrexitDiplomaciaInglaterraReino UnidoWilliam e Kate

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD