Mundo

WikiLeaks: EUA consideram dramática a situação na fronteira México-Guatemala

Correspondências elaboradas por diplomatas americanos no México e Guatemala, constatam que nenhum dos países "trabalha seriamente para que se cumpra a lei"

Enquanto os 3 mil quilômetros de fronteira entre Estados Unidos e México são vigiados por 30 mil agentes americanos o México conta com 125 agentes para os mil quilômetros da fronteira sul (Wikimedia Commons)

Enquanto os 3 mil quilômetros de fronteira entre Estados Unidos e México são vigiados por 30 mil agentes americanos o México conta com 125 agentes para os mil quilômetros da fronteira sul (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2010 às 10h57.

Madri - Os diplomatas americanos descrevem a situação na fronteira do México com a Guatemala de "dramática", um território onde narcotraficantes e contrabandistas de armas são popularmente respeitados e os aviões carregadas com cocaína aterrissam em plena luz do dia, segundo documentos secretos revelados pelo site WikiLeaks.

A Polícia é "ineficaz ou corrupta e a população, abandonada secularmente pelo Estado, decidiu aceitar a proteção de grupos criminosos tão poderosos como Los Zetas (cartel mexicano)", acrescentam os dados, vazados pelo WikiLeaks e publicados pelo jornal espanhol "El País".

Várias correspondências diplomáticas muito minuciosas, elaboradas 'in loco' por diplomatas americanos em serviço no México e Guatemala, constatam que nenhum desses dois países "trabalha seriamente para que se cumpra a lei".

Enquanto os 3 mil quilômetros de fronteira entre Estados Unidos e México são vigiados por 30 mil agentes americanos (dez funcionários por quilômetro), o México só conta com 125 agentes para os mil quilômetros da fronteira sul (um policial a cada oito quilômetros), acrescenta a informação.

Os diplomatas americanos usam a palavra "dramática" para descrever a situação dessa fronteira.

"Os oficiais mexicanos confirmaram repetidas vezes que eles não têm os recursos humanos para dirigir os esforços de maneira efetiva ao longo da fronteira sul", aponta a informação. EFE

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricosWikiLeaks

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia