Mundo

Wang Yi é o novo ministro das Relações Exteriores da China

Diplomata chinês trabalha no ministério há mais de 30 anos. Yi já foi embaixador no Japão e também responsável pelas relações com Taiwan

Wang Yi, novo ministro das Relações Exteriores da China, é diplomata há 30 anos (REUTERS)

Wang Yi, novo ministro das Relações Exteriores da China, é diplomata há 30 anos (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2013 às 10h31.

Wang Yi, um diplomata de 59 anos que desde 2008 era responsável pelas relações com Taiwan, foi anunciado neste sábado como ministro das Relações Exteriores da China, em substituição a Yang Jiechi, que foi promovido ao Conselho de Assuntos de Estado.

Também foram nomeados quatro vice-primeiros-ministros, incluindo Wang Yangm, ex-governador da província meridional de Guangdong (Cantão), para integrar o gabinete do novo chefe de Governo Li Keqiang, no qual o presidente do Banco Central, Zhou Xiaochuan, conserva o posto.

Wang Yi, que trabalha no ministério das Relações Exteriores há mais de 30 anos, foi embaixador no Japão de 2004 a 2007. Esta experiência pode ser útil em um momento de tensão nas relações entre China e Japão por uma disputa territorial.

Como conselheiro de Estado, Yang Jiechi será agora o principal nome da política externa chinesa, um cargo que até agora pertencia a Dai Bingguo.

Os outros três vice-primeiros-ministros são Zhang Gaoli, um dos sete dirigentes mais importantes do Partido Comunista, a ex-conselheira de Estado Liu Yandong e Ma Kai, que até agora era a secretária do Conselho de Assuntos de Estado (gabinete ministerial).

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomacia

Mais de Mundo

Eleições EUA: O debate entre Kamala e Trump mexerá nas pesquisas?

Em debate com checagem, Trump ataca imigração ilegal e Kamala foca na classe média e busca união

Debate Kamala x Trump: assista ao programa ao vivo

China reforça compromisso global na promoção dos direitos das pessoas com deficiência